Respostas
Resposta:
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) existe há 22 anos e atua com ações nas áreas de assistência social, educação, trabalho e demais outras políticas, além da sociedade civil, para combater a prática por meio da prevenção, proteção social, como diz a diretora de Proteção Social Especial do MDS, Mariana Neris. “O PETI é uma ferramenta de gestão e inclusão social dessas famílias que estão em risco. O acesso à informação é uma das funções do programa. É importante que os gestores saibam que o PETI serve como impulsionador para que as famílias em situação de vulnerabilidade e risco sejam atendidas”.
Explicação:
Espero ter ajudado ^^
Resposta:
Entre as principais medidas implantadas, estavam a proibição do trabalho infantil noturno, a redução da carga horária máxima e o fim dos castigos físicos no ambiente fabril.
Em 2003, a fiscalização encontrou trabalhando no mercado formal 2.617 crianças de zero a 16 anos, excluídos os aprendizes, que podem trabalhar a partir dos 14 anos, legalmente registrados. Em 2004, foram 2.150 e, em 2005, os fiscais tiraram do trabalho 7.748 crianças e adolescentes. De janeiro a abril deste ano, já foram encontradas 2.107 crianças ocupadas em atividades formais (481) e informais, onde a exploração é mais comum. Além de multar os empregadores, os fiscais encaminharam as crianças e os adolescentes para o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social), onde foram cadastradas no Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil).
Com esse programa, o governo federal transfere renda para as famílias, que, em contrapartida, têm de garantir a freqüência de seus filhos na escola. Em 2005, mais de 1 milhão de crianças foram beneficiadas em 3.312 municípios e os recursos somaram R$ 532 milhões.
Trabalho infantil no início da Revolução Industrial. O século XVIII marcou o início da Primeira Revolução Industrial na Inglaterra, promovendo profundas mudanças econômicas nos sistemas de produção. ... Nessa época, as crianças começavam a trabalhar desde pequenas, auxiliando os pais nas tarefas do campo.
Desde a antiguidade, o trabalho de crianças e adolescentes é uma realidade sensível. ... A exploração do trabalho infantil ganhou enorme relevo durante o período da Revolução Industrial. No Brasil, há registros no sentido de que a exploração do trabalho infantil ocorre desde seu descobrimento, no ano de 1500.
Explicação opcional :)
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) existe há 22 anos e atua com ações nas áreas de assistência social, educação, trabalho e demais outras políticas, além da sociedade civil, para combater a prática por meio da prevenção, proteção social, como diz a diretora de Proteção Social Especial do MDS.