Respostas
Resposta:No ditado popular “O hábito não faz o monge”, o significado da palavra “hábito” se refere à vestimenta, que é uma característica dos monges. Isso nos leva a entender, como significado da frase, que não devemos julgar as pessoas apenas pela aparência. Ou seja, antes de tecer qualquer tipo de comentário sobre alguém que não conhece, procure saber um pouco mais da pessoa e conversar com ela, se possível. Porque muitas vezes só enxergamos a ponta do iceberg que fica pra fora. Mas se mergulharmos fundo, veremos toda a complexidade que está por trás daquele pedacinho de gelo ou daquela capa usada muitas vezes como defesa.
No livro “O poder do hábito”, a indumentária não é foco, mas sim a rotina e a prática que as pessoas costumam ter com relação à conquista de objetivos e de sonhos na vida. Mas se o hábito certo pode conduzir ao sucesso, podemos fazer um certo paralelo e dizer que, nesse caso, “O hábito faz o monge sim”. Afinal, aqui a referência não é só à aparência das pessoas, mas à força de vontade e disciplina que muitos conquistam para construir uma imagem de sucesso. Mas é preciso persistir no novo hábito. Porque, como dizia o filósofo Aristóteles, “Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito”. Sendo assim, podemos afirmar que motivação e disciplina são fatores determinantes para a formação de qualquer hábito.
O autor Charles Duhigg apresenta nesse livro um verdadeiro e profundo estudo dos hábitos. Além de mostrar como eles funcionam, também explica como podem ser transformados. E quando conseguimos manter o controle das ações, sejam costumes ou não, facilita diversos aspectos da vida. Um primeiro exemplo citado é conseguir mudar o hábito de pegar o elevador e começar a usar as escadas. O simples movimento de decidir subir lances de escada e fazer mais exercícios, pode influenciar a sua saúde lá na frente. No início, isso pode parecer pequeno. Porém, no decorrer da leitura, vamos percebendo que, saber corrigir atitudes no momento certo pode contribuir com o sucesso. Essa é a importância da criação de hábitos corretos. Fora a saúde, com pequenas mudanças de hábito, esse livro mostra que é possível ter resultados positivos na sua produtividade, na estabilidade financeira e até mesmo na sua felicidade.