• Matéria: Física
  • Autor: Joaopedro01502
  • Perguntado 6 anos atrás

Um bloco de madeira com massa de 10 kg é submetido a uma força F de 70 N que o coloca em movimento. Sabendo que o coeficiente de atrito dinâmico entre o bloco e a superfície é 0,6, calcule a aceleração adquirida pelo bloco. Considere g = 10 m/s2.

Respostas

respondido por: Nefertitii
1
  • A primeira coisa que devemos fazer é desenhar as forças atuantes sobre o bloco de madeira. (Está anexado na resposta).

A questão não diz que esse bloco está sobre uma superfície inclinada ou sobre uma superfície horizontal, mas conseguimos dizer que está sobre uma superfície horizontal pelo motivo de que a questão não fornece ângulos. Sabendo disso, vamos partir para os cálculos.

  • Observe a força Normal (N) se equilibra com o Peso (P), ou seja, como não há movimento na vertical, na há aceleração e por esse motivo o somatório das forças é igual a "0".

 \sf  \sum F = 0   \\  \sf N - P = 0 \\  \sf N  =  P \\  \sf N  = m.g

Substituindo os dados:

 \sf N  = 10.10 \\   \boxed{\sf N  =100N }

  • A questão diz que a força de 70N consegue e mover o bloco, portanto se há Força resultante, haverá aceleração, o que consequentemente tornará o atrito dinâmico, a expressão que caracteriza o somatório das forças é:

 \sf \sum F_r = m.a \\ \sf F - Fat_d = m.a

Sabemos que a força de atrito dinâmico, é dado por:

 \ast \:  \:  \sf Fat_d =  \mu_d.N  \:  \:  \ast

Substituindo os dados e essa expressão:

 \sf F - Fat_d = m.a \\  \sf a =  \frac{F - Fat_d}{m}  \\  \sf a =  \frac{F -  \mu_d.N }{m}  \\  \sf a =  \frac{70 -  0,6.100 }{10}  \\  \sf a =  \frac{70 - 60}{10}  \\  \sf a =  \frac{10}{10}  \\   \boxed{\sf a = 1m/s {}^{2} }

Espero ter ajudado

Anexos:

Joaopedro01502: muito obrigado
Nefertitii: Por nada
Perguntas similares