Na Antiguidade, o desenvolvimento de povoações, aldeias e cidades que se utilizaram dos rios para a sua constituição gerou sociedades mais complexas em diversas regiões do mundo, como o Oriente Médio, a Ásia e a África. Nessas sociedades, a vida coletiva era marcada pelo trabalho que modificava a natureza e estabelecia divisões de tarefas entre os seres humanos. Nelas, o trabalho coletivo de irrigação era necessário para controlar as cheias dos rios e para cultivar as terras de suas margens. CAMPOS, Flavio de; CLARO, Regina; DOLHNIKOFF, Miriam. O texto se refere às chamadas sociedades a)feudais b)fluviais c)nômades d)patriarcais e)pré-históricas
Respostas
Resposta:
b) Fluviais
Explicação:
O texto faz referência às s ociedades desenvol vidas ao longo de rios e que, por isso, são con hecidas com o fluviais.
É correta a alternativa B, sendo as "sociedades fluviais", ou "hidráulicas", aquelas que tinham por base a prática da agricultura e se localizavam às margens de algum grande rio.
Este modelo social, também conhecido como "modelo de produção asiático", ocorreu no Egito, na região da Mesopotâmia, na Índia e na China, tendo sido também adaptado, para as características locais, pelos Astecas (que construíram a sua sociedade sobre um grande lago) e pelos Incas (que usavam a água das encostas das montanhas), tendo sido o primeiro grande modelo de organização humana sedentarizada da história de nossa espécie.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/715829