• Matéria: História
  • Autor: Thiago2008Gomes
  • Perguntado 6 anos atrás

A ação da igreja contra o frei brasileiro Leonardo boff é uma prova que a intolerância da igreja católica se prolongou até o século XX? Explique sua resposta

Respostas

respondido por: romanolucasmg
3

Resposta:

Boff foi renegado pela Santa Sé de suas funções sacerdotais em 1984. Na época, a decisão foi do então cardeal Joseph Ratzinger, responsável pela Congregação da Doutrina da Fé, um órgão criado para fiscalizar e punir os padres que não seguiam os preceitos mais tradicionais da Igreja. Ratzinger – que ironicamente veio a ser o papa da abertura da Igreja – chegou a condenar mais de 100 teólogos, principalmente latino-americanos, continente onde a Teologia ganhou força, contestando as ditaduras dos anos 70 na região e as injustiças sociais. A doutrina, que existe há pouco mais de 40 anos, é considerada por muitos uma contaminação do evangelho pelo marxismo. Boff explica com uma frase porque esta corrente não conseguiu se firmar na Europa, mas sim na América Latina, onde há mais desigualdades: “A pessoa pensa a partir de onde os pés pisam. Assim vale também para as Igrejas”. Boff é otimista e acredita que a reabilitação de seguidores da Teologia da Libertação está apenas no começo. Ele mesmo diz que voltaria a exercer seu papel eclesiástico, caso fosse reabilitado. “Mas estou casado. E a Igreja não aceita padres casados.”

Explicação:

A igreja é conservadora desde o inicio e sendo assim preza pelos valores teológicos e não pelos valores politicos portanto é subjetivo dizer que ela é intolerante em matéria de fé.


Thiago2008Gomes: obrigado lucas, tornou meu trabalho mais facil
Perguntas similares