POEMA: VERSOS ÍNTIMOS, DE AUGUSTO DOS ANJOS. Versos Íntimos: Vês! Ninguém assistiu ao formidável Enterro de tua última quimera. Somente a Ingratidão - esta pantera - Foi tua companheira inseparável! Acostuma-te à lama que te espera! O Homem, que, nesta terra miserável, Mora, entre feras, sente inevitável Necessidade de também ser fera. Toma um fósforo. Acende teu cigarro! O beijo, amigo, é a véspera do escarro, A mão que afaga é a mesma que apedreja. Se a alguém causa inda pena a tua chaga, Apedreja essa mão vil que te afaga, Escarra nessa boca que te beija! ATIVIDADE DE COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO 01. Quem é o interlocutor do eu lírico no poema? a) o leitor b) uma fera c) a pessoa amada d) um amigo 02. Em “Vês! Ninguém assistiu ao formidável/ Enterro de tua última quimera”, os versos exprimem a) uma constatação b) uma solução c) um questionamento d) uma hipótese 03. De acordo com a primeira estrofe do poema a) o ser humano é solidário nos momentos difíceis. b) o ser humano abandona os outros nos momentos difíceis. c) o ser humano só pode contar com a lealdade dos animais. d) o ser humano tem companheiros que lhe acompanham por toda vida. 04. Em “Acostuma-te à lama que te espera!”, o tom imperativo no verso expressa a) uma ordem b) um pedido c) um conselho d) um desejo 05. Em todo o poema, o eu-lírico retrata, principalmente, dois desvios de caráter do ser humano que são a) egoísmo e inveja. b) falsidade e ingratidão. c) ingratidão e inveja. d) vaidade e falsidade. 06. Segundo o eu lírico, o beijo antecede a) uma atitude de maior intimidade. b) uma demonstração de afeto e cumplicidade. c) um relacionamento baseado no desejo. d) uma traição a exemplo do que ocorreu com Jesus. 07. Percebe-se no poema, por parte do eu lírico, um sentimento de a) angústia b) decepção c) inveja d) culpa 08. Na última estrofe do poema, verifica-se a) um sentimento de perdão e de generosidade. b) um desejo de vingança por causa das maldades sofridas. c) uma retribuição antecipada da maldade que será recebida. d) a ideologia de retribuir com o bem aquilo que te fazem de mau.
Respostas
Resposta:01. Quem é o interlocutor do eu lírico no poema?
a) o leitor
b) uma fera
c) a pessoa amada
d) um amigo
02. Em “Vês! Ninguém assistiu ao formidável/ Enterro de tua última quimera”, os versos exprimem
a) uma constatação
b) uma solução
c) um questionamento
d) uma hipótese
03. De acordo com a primeira estrofe do poema
a) o ser humano é solidário nos momentos difíceis.
b) o ser humano abandona os outros nos momentos difíceis.
c) o ser humano só pode contar com a lealdade dos animais.
d) o ser humano tem companheiros que lhe acompanham por toda vida.
04. Em “Acostuma-te à lama que te espera!”, o tom imperativo no verso expressa
a) uma ordem
b) um pedido
c) um conselho
d) um desejo
05. Em todo o poema, o eu-lírico retrata, principalmente, dois desvios de caráter do ser humano que são
a) egoísmo e inveja.
b) falsidade e ingratidão.
c) ingratidão e inveja.
d) vaidade e falsidade.
06. Segundo o eu lírico, o beijo antecede
a) uma atitude de maior intimidade.
b) uma demonstração de afeto e cumplicidade.
c) um relacionamento baseado no desejo.
d) uma traição a exemplo do que ocorreu com Jesus.
07. Percebe-se no poema, por parte do eu lírico, um sentimento de
a) angústia
b) decepção
c) inveja
d) culpa
08. Na última estrofe do poema, verifica-se
a) um sentimento de perdão e de generosidade.
b) um desejo de vingança por causa das maldades sofridas.
c) uma retribuição antecipada da maldade que será recebida.
d) a ideologia de retribuir com o bem aquilo que te fazem de mau.
01. D/ 02. A /03. B/ 04. C/ 05. B/ 06. D/ 07.B/ 08.C
Explicação: Vai na minha que é sucesso!
1) A alternativa que apresenta o interlocutor do eu lírico no poema é a letra D) um amigo.
2) A alternativa que possui o significado do que os versos exprimem é a letra A) uma constatação.
3) A alternativa que está de acordo com a primeira estrofe do poema é a letra B) o ser humano abandona os outros nos momentos difíceis.
4) A alternativa que possui o significado do que o verso referido expressa é a letra C) um conselho.
5) A alternativa que apresenta os dois desvios de caráter do ser humano relatados no poema é a letra B) falsidade e ingratidão.
6) A alternativa que apresenta o que o beijo antecede, de acordo com o eu lírico, é a letra D) uma traição a exemplo do que ocorreu com Jesus.
7) A alternativa que apresenta o sentimento por parte do eu lírico percebido no poema é a letra B) decepção.
8) A alternativa que condiz com o que é apresentado na última estrofe do poema é a letra C) uma retribuição antecipada da maldade que será recebida.
1) A primeira questão pergunta quem é o eu lírico do poema. Sabemos que eu lírico é um conceito que caracteriza a voz manifestada na poesia. Essa voz aponta diversas considerações, sentimentos e emoções de um sujeito hipotético. Diante disso, é possível escolher a alternativa D, pois o poema passa a ideia de conselhos dados com o objetivo de auxiliar alguém perante a falsidade e ingratidão dos homens, tal qual um amigo faria.
2) A segunda questão questiona sobre qual propósito os primeiros dois versos da primeira estrofe foram escritos. O eu lírico constata que nenhuma pessoa assistiu ao término dos sonhos ou da esperança de alguém, ou seja, ele faz uma constatação. Uma constatação é sempre subjetiva, isso é, depende da leitura de quem examina os fatos. Ela não questiona e nem é dada como hipótese, mas é puramente a averiguação de alguém sobre determinado fato. Visto isso, a alternativa correta é a letra A.
3) A terceira questão pede a definição do que os versos "Vês! Ninguém assistiu ao formidável/Enterro de tua última quimera" significam. Em "Enterro de tua última quimera", subtende-se o fim de um grande sonho final, o fim da esperança. Nos versos, é passada a ideia de que ninguém se importa ou se interessa com as tragédias ou os sonhos perdidos de alguém, dando a entender que não há compaixão entre os homens nos momentos complicados da vida, havendo muito abandono. Ou seja, a alternativa correta seria a letra B.
4) A quarta questão se refere ao verso "Acostuma-te à lama que te espera" e pede o significado do tom imperativo contido nele. O verso expressa um conselho dado pelo eu lírico de forma autoritária a um sujeito, porque sugere e adverte que quanto antes o sujeito se familiarizar com a crueldade e impiedade do mundo, melhor ele vai conseguir lidar. Ou seja, a alternativa correta é a letra C.
5) A quinta questão pede para escolhermos a alternativa que condiz com os dois desvios de caráter do ser humano que o eu lírico retrata ao longo do poema. Em todas as estrofes ele relata sobre esses desvios, sendo que na primeira, mais precisamente no terceiro verso, ele cita "ingratidão", com o objetivo de fazer o sujeito refletir que a ingratidão dos homens está sempre presente em todos os âmbitos da vida. Já na terceira estrofe, ele usa a linguagem informal para dissertar sobre a falsidade dos indivíduos, pois, de acordo com ele, sempre depois do agrado vem o desprezo. Por isso, a alternativa correta é a letra B.
6) A sexta questão questiona sobre o que, de acordo com o eu lírico, o beijo antecede. Ele dá a entender que o homem, depois de momentos de apreço e consideração, sempre trai, pois o que se sucede a esses momentos é a maldade e crueldade do ser humano que causa dor a quem é traído. Ele diz que o homem agrada e depois despreza, caracterizando falsidade/traição. Assim sendo, a alternativa correta é a letra D, pois Judas trai Jesus com um beijo no intuito de levar o mesmo a ser capturado pelos soldados romanos.
7) A sétima questão pede o sentimento do eu lírico que é percebido através da leitura do poema. Em todo o momento o eu lírico se mostra frustrado com a postura dos homens, uma vez que eles se mostram falsos e ingratos em diversos momentos da vida. Falsos depois de obter o que desejam e Ingratos por não oferecerem ajuda nos piores momentos de outro alguém. Tudo isso causa muita decepção ao eu lírico. Visto isso, a letra B é a correta.
8) Na oitava e última questão, é requerido o que é transmitido na última estrofe. O eu-lírico aconselha o sujeito a se antecipar ao problema, ou seja, ele próprio deve cometer maldades e infidelidades a fim de não se machucar, frustrar ou ferir de forma significativa, porque mais cedo ou mais tarde as pessoas vão trair da mesma forma. Tendo em vista isso, a letra C é a correta.
Veja mais sobre questões relacionadas em:
https://brainly.com.br/tarefa/12084272
https://brainly.com.br/tarefa/17539383
https://brainly.com.br/tarefa/12706990