• Matéria: Geografia
  • Autor: analinda782519291
  • Perguntado 6 anos atrás

O que são o intemperismo e a Erosão? *

Agentes internos do relevo

Agentes modeladores do relevo

Agentes que formam as rochas

Agentes de formação urbana

4- Diferencie Intemperismo Químico, Físico e Biológico. *

Sua resposta

5- O que é Pedogênese? *

Processo de formação da rocha

Processo de formação do relevo

Processo de formação do solo

Processo de formação dos 

Respostas

respondido por: gildosantoosp715vp
7

Resposta:

Erosão e intemperismo são dois processos de alteração do relevo.

As rochas são transformadas em solo através dos processos de degradação e decomposição

Explicação:

Intemperismo e erosão são dois processos relativos à transformação do relevo, nos quais ocorrem o desgaste e o transporte de sedimentos, além da alteração da paisagem da superfície terrestre. Sua presença é mais facilmente observada em relevos geologicamente antigos e que estiveram por mais tempo expostos aos agentes externos ou exógenos, como a água e os ventos.

Existem muitas dúvidas a respeito da diferença entre intemperismo e erosão, haja vista que se trata de processos correlatos. Mas, de uma maneira geral, podemos dizer que um fenômeno complementa o outro.

4-Intemperismo químico: Quebra da estrutura química dos minerais que compõe a rocha ou sedimento (material de origem). As rochas, então, sofrem um processo de decomposição. A intensidade deste intemperismo é relacionada com a temperatura, pluviosidade e vegetação, ocorrendo principalmente nas regiões intertropicais.

Intemperismo físico: Desagregação ou desintegração do material de origem (rocha ou sedimento) sem que haja alteração química dos minerais constituintes. Ele, portanto, causa uma desagregação de fragmentos cada vez menores, conservando as características de seus minerais, aumentando a superfície de contato dos fragmentos, o que colabora com o intemperismo químico. Em regiões desérticas e de clima semiárido esse processo é mais intenso.

Intemperismo biológico: é o processo de transformação das rochas a partir da ação de seres vivos, como bactérias ou até mesmo animais. Incluem-se nesse processo as raízes das árvores, as ações de bactérias, a decomposição de organismos ou excrementos, entre outros.

Além das ações causadas pelos intemperismos, a formação do solo também é influenciada pela ação de outros fatores naturais, a exemplo do relevo, clima e o tempo cronológico.

No território brasileiro, o clima é o fator predominante na pedogênese, já que o país encontra-se quase todo na zona tropical e tem um relevo que, desde o final do Cretáceo, não sofreu grandes movimentações. Dessa forma, a natureza da rocha e o relevo têm importância secundária na formação dos solos, mas possuem a sua importância.

Clima: a umidade e a variação de temperatura influenciam diretamente na intensidade e na velocidade da formação dos solos, bem como melhora a distribuição de matéria orgânica e mineral nos perfis dos solos. Em regiões de clima quente e úmido, as ações dos intemperismos acontecem de forma rápida e intensa, uma vez que o aumento da temperatura acelera a velocidade das reações químicas. 

Tempo cronológico: O tempo que o solo fica exposto à atmosfera determina a sua maturidade. Os solos mais velhos, em sua maioria, são mais profundos que os solos mais novos.

Relevo: O relevo ajuda no processo de entrega das águas das chuvas. Se o relevo for desigual, a distribuição do líquido será feito de forma diferente, atingindo as áreas mais baixas e côncavas.

Perguntas similares