• Matéria: Português
  • Autor: juniorsaantos
  • Perguntado 9 anos atrás

Sou pessimo em resumo queria pedir ajuda de vocês preciso resumir esse texto

HISTÓRIA DO CINEMA

“A mostra começou com uma fotografia estática que, depois de alguns segundos, começou a se mover. O trem apareceu e acelerou em direção ao público. Nós estávamos estonteados por esse espetáculo”, contou Georges Meliès.
O trem a que Georges Meliès se refere foi mostrado no filme A Chegada do Trem à Estação de Ciotat, no dia 28 de dezembro de 1895, num café em Paris, na França. Era a primeira sessão de cinema da história. A exibição durou onze breves minutos, mas suficientes para desencadear uma das maiores revoluções do século passado. Depois daquele dia, o mundo nunca mais seria o mesmo.
Mas a viagem feita pelo trem foi longa. Começou a 150 a.C., em países como China e Indonésia. Lá se praticava o jogo de sombras, um dos precursores do cinema, a arte singular que reproduz os movimentos de seres humanos e animais por meio de imagens projetadas na luz.
No século XV, a câmara escura criada por Leonardo da Vinci e a lanterna mágica, uma caixa usada para projetar desenhos, já traziam alguns dos princípios do cinema.
Entre 1832 e 1893, várias máquinas foram inventadas antes de se chegar ao cinema como é conhecido hoje. Joseph Plateau, cientista belga, criou o fenacistiscópio (1832), primeiro aparelho a produzir a ilusão do movimento num desenho. Thomas Edison sintetizou todas essas experiências em seu cinetoscópio (1893), uma máquina que permite a um único espectador assistir à projeção de filme num visor.
Dois anos depois, em 28 de dezembro de 1895, aconteceu a primeira sessão de cinema.
Os irmãos Louis e Auguste Lumière foram os primeiros a conseguir a passagem do filme em ritmo constante por meio de uma película com perfurações nas laterais, puxadas por uma engrenagem que permitia a projeção do filme numa tela. Expectativa no Grand Café do Boulevard des Capucines em Paris. O programa reuniu nove filmes curtos, entre eles A Chegada do Trem à Estação de Ciotat. Quando a imagem de um trem em disparada avançou em direção à plateia, houve pânico. Alguns espectadores temeram que o trem se materializasse e se chocasse contra eles. Ao final da sessão, as opiniões se dividiram. Uns viram na invenção algo fabuloso. Outros a acharam uma completa idiotice que apenas causava dor de cabeça. O próprio Louis acreditou que ela não vingaria. Afinal, quem se interessaria por imagens de cenas que podiam ser vistas nas ruas? Ele estava enganado.
Em 1898, o cinema passou a contar histórias, pequenas cenas filmadas, na maioria teatro filmado, numa sequência. Em 1903, um diretor de cinema norte-americano, Edwin Porter, inaugurou o filme de mocinho e bandido com O Grande Roubo do Trem, abrindo caminho para gêneros policial e faroeste.
Com a I Guerra Mundial (1911 – 1017), assistiu-se ao declínio da produção europeia e à ascensão dos filmes norte-americanos, com o estabelecimento do cinema espetáculo. Um grupo de produtores cinematográficos instalou-se no povoado de Hollywood, ao lado de Los Angeles. Surgiu ali a meca do cinema, com o nascimento de grandes estúdios, como a Foz (1916). Autor de épicos como Nascimento de uma Nação e Intolerância, David Griffith consolidou a linguagem do cinema como o conhecemos hoje.
Em 1926, a Warner Bros comprou o sistema de gravação magnética em película, desenvolvido por Lee de Forest, e produziu Don Juan, de Alan Crosland, o primeiro filme com trilha musical. Em 1927, o mesmo estúdio lançou O Cantor de Jazz, de Alan Crosland, com Al Jolson. Foi o primeiro filme com passagens faladas (somente 354) e cantadas. Em 1928, Bryan Foy dirigiu Luzes de Nova York, a mais antiga fita inteiramente falada. (...)
A nova tecnologia impôs uma reformulação da linguagem cinematográfica, e recursos técnicos e narrativos sempre surpreendentes explicam por que a sala escura não perde seu encanto.

Respostas

respondido por: raoliveira481
9
e o mesmo do outro que e o resumo
Perguntas similares