Sou pessimo em resumo queria pedir ajuda de vocês preciso resumir esse texto
HISTÓRIA DO CINEMA
“A mostra começou com uma fotografia estática que, depois de alguns segundos, começou a se mover. O trem apareceu e acelerou em direção ao público. Nós estávamos estonteados por esse espetáculo”, contou Georges Meliès.
O trem a que Georges Meliès se refere foi mostrado no filme A Chegada do Trem à Estação de Ciotat, no dia 28 de dezembro de 1895, num café em Paris, na França. Era a primeira sessão de cinema da história. A exibição durou onze breves minutos, mas suficientes para desencadear uma das maiores revoluções do século passado. Depois daquele dia, o mundo nunca mais seria o mesmo.
Mas a viagem feita pelo trem foi longa. Começou a 150 a.C., em países como China e Indonésia. Lá se praticava o jogo de sombras, um dos precursores do cinema, a arte singular que reproduz os movimentos de seres humanos e animais por meio de imagens projetadas na luz.
No século XV, a câmara escura criada por Leonardo da Vinci e a lanterna mágica, uma caixa usada para projetar desenhos, já traziam alguns dos princípios do cinema.
Entre 1832 e 1893, várias máquinas foram inventadas antes de se chegar ao cinema como é conhecido hoje. Joseph Plateau, cientista belga, criou o fenacistiscópio (1832), primeiro aparelho a produzir a ilusão do movimento num desenho. Thomas Edison sintetizou todas essas experiências em seu cinetoscópio (1893), uma máquina que permite a um único espectador assistir à projeção de filme num visor.
Dois anos depois, em 28 de dezembro de 1895, aconteceu a primeira sessão de cinema.
Os irmãos Louis e Auguste Lumière foram os primeiros a conseguir a passagem do filme em ritmo constante por meio de uma película com perfurações nas laterais, puxadas por uma engrenagem que permitia a projeção do filme numa tela. Expectativa no Grand Café do Boulevard des Capucines em Paris. O programa reuniu nove filmes curtos, entre eles A Chegada do Trem à Estação de Ciotat. Quando a imagem de um trem em disparada avançou em direção à plateia, houve pânico. Alguns espectadores temeram que o trem se materializasse e se chocasse contra eles. Ao final da sessão, as opiniões se dividiram. Uns viram na invenção algo fabuloso. Outros a acharam uma completa idiotice que apenas causava dor de cabeça. O próprio Louis acreditou que ela não vingaria. Afinal, quem se interessaria por imagens de cenas que podiam ser vistas nas ruas? Ele estava enganado.
Em 1898, o cinema passou a contar histórias, pequenas cenas filmadas, na maioria teatro filmado, numa sequência. Em 1903, um diretor de cinema norte-americano, Edwin Porter, inaugurou o filme de mocinho e bandido com O Grande Roubo do Trem, abrindo caminho para gêneros policial e faroeste.
Com a I Guerra Mundial (1911 – 1017), assistiu-se ao declínio da produção europeia e à ascensão dos filmes norte-americanos, com o estabelecimento do cinema espetáculo. Um grupo de produtores cinematográficos instalou-se no povoado de Hollywood, ao lado de Los Angeles. Surgiu ali a meca do cinema, com o nascimento de grandes estúdios, como a Foz (1916). Autor de épicos como Nascimento de uma Nação e Intolerância, David Griffith consolidou a linguagem do cinema como o conhecemos hoje.
Em 1926, a Warner Bros comprou o sistema de gravação magnética em película, desenvolvido por Lee de Forest, e produziu Don Juan, de Alan Crosland, o primeiro filme com trilha musical. Em 1927, o mesmo estúdio lançou O Cantor de Jazz, de Alan Crosland, com Al Jolson. Foi o primeiro filme com passagens faladas (somente 354) e cantadas. Em 1928, Bryan Foy dirigiu Luzes de Nova York, a mais antiga fita inteiramente falada. (...)
A nova tecnologia impôs uma reformulação da linguagem cinematográfica, e recursos técnicos e narrativos sempre surpreendentes explicam por que a sala escura não perde seu encanto.
Respostas
respondido por:
9
e o mesmo do outro que e o resumo
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás