Respostas
Resposta:
O pré-modernismo é caracterizado por ser período de transição entre os movimentos literários ao final do século XIX e a escola modernista, criada ao início do século XX. Nesse sentido, percebemos que o homem do século XX apresenta uma nova visão de mundo, tentando desvincular-se de aspectos conservadores, assim, em sua produção literária observamos uma série de inovações no campo da temática e na linguagem e, ao mesmo tempo, traços de conservadorismo no campo estético.
As vanguardas europeias são movimentos artísticos e culturais que visam romper com o tradicionalismo, incentivando, assim, a liberdade de expressão de cada artista. Com isso, propunham inovações, pois acreditavam que essas ideias poderiam, posteriormente, serem adotadas como prática comum. Esse movimento foi a principal influência para a criação da Semana de Arte Moderna, em 1922. Das vanguardas, as que mais se destacaram foram:
a) CUBISMO: marcado pela valorização de formas geométricas desvinculava-se da objetividade e linearidade da arte mimética. Muitos artistas consideram essa vanguarda uma das mais significativas, pois apresenta uma nova perspectiva, apresentada a partir de uma realidade fragmentada. Pablo Picasso é um dos representantes dessa expressão.
b) DADAÍSMO: representa uma negação à arte tradicional e foi criada a partir da chama de instabilidade, medo e revolta provocada pela 1ª Guerra Mundial. Na literatura, a vanguarda caracteriza-se pela agressividade, rejeição ao racional. Nas artes, percebemos o tom irreverente dos artistas, marcados pela ironia, deboche e o niilismo.
espero ter ajudado. bom estudo