leia atentamente e responda: à garrafa contigo adquiro a astúcia de conter e de conter-me. teu estreito gargalo é uma lição de angústia. por translúcida pões o dentro fora e o fora dentro para que a forma se cumpra e o espaço ressoe. até que, farta da constante prisão da forma, saltes da mão para o chão e te estilhaces, suicida, numa explosão de diamantes. paes, j. p. prosas seguidas de odes mínimas. são paulo: cia. das letras, 1992. a) a reflexão acerca do fazer poético é um dos mais marcantes atributos da produção literária contemporânea, que, no poema de josé paulo paes, é expressado através de quê?
Respostas
O poema de José Paulo Paes expressa a expressão do fazer poético através do processo de contenção, de amadurecimento e da transformação da palavra, que é representado pelos seguintes versos: "numa explosão / de diamantes".
Além disso, temos que o texto trabalha gradativamente o processo referente à construção poética, que possui associação da imagem final dos “diamantes” à riqueza da plurissignificação das palavras que são possibilitadas pela poesia.
Bons estudos!
No poema de José Paulo Paes o fazer poético, se expressa por um; Alternativa D:
- Processo de contenção, amadurecimento e transformação da palavra, representado pelos versos "numa explosão / de diamantes".
O fazer poético, é construído como um espaço de reflexão e experimentação com a realidade. Neste caso, Paes trabalha o processo de construção poética de forma gradativa.
Ele modifica as palavras com a finalidade de dar efeitos aos versos, assim associa a imagem final dos “diamantes” nos diversos sentidos da palavras através da poesia.
Além disso, há uma associação entre a garrafa, a poesia e o jeito como a tematização do fazer poético se desenvolve ao longo do texto.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/38862531