Respostas
Resposta:
Instruções de Yoko
As “Instruções” de Yoko Ono oscilam entre sugestões tão sucintas e abertas que se realizam tão logo são lidas, como Respire (1966), Sonhe (1964), Sinta (1963), Imagine (1962). Outras convidam ao contato pessoal: Peça de Toque (1963) e Mapa Imagine a Paz (2003).
Há também as sugestões aplicáveis apenas no campo mental ou imaginário, como Peça do Sol (1962), “observe o Sol até ele ficar quadrado”; Capacetes-Pedaço de Céu (2001/2008), “pegue um pedaço de céu, saiba que todos somos parte um do outro”; Peça para Limpar III (1996), “tente não dizer nada negativo sobre ninguém, por três dias, por 45 dias, por três meses”.
Segundo a curadora, pela primeira vez um conjunto tão grande de obras da artista foi traduzido para o português. “Esse processo de tradução foi bastante intenso, sempre pensando em uma escolha muito delicada das palavras, porque essas instruções são quase poemas, então todas essas palavras são muito bem adequadas e têm um propósito de estarem ali”, frisou.
O que e´ "instruções'?
As instruções de artistas começaram a fazer parte do campo artístico, mormente a partir da
década de 1960. Constituem-se, frequentemente, de pequenos textos imperativos que
solicitam ao espectador uma determinada ação. Não constituem, portanto, um objeto a ser
contemplado ou manipulado; interrogam a própria noção de obra.
Resultado: Você tera que fazer uma instrução sobre um assunto que vc se indentifica e gosta. por exemplo: anime, arte, filme, serie,livros etc....