Sobre a escravidão na Grécia antiga, descrita no texto acima, analise as afirmativas a seguir:
I. a mão de obra escrava era a base da economia grega e o critério adotado para determinar quem seria escravizado era o racial. Os escravos eram provenientes da África (negros) ou da Ásia (amarelos).
II. o uso de escravos em Atenas tinha certa importância social, na medida em que concedia mais tempo para que os homens livres pudessem participar das assembleias, dos debates políticos, filosofar e produzir obras de arte.
III. os escravos, em Esparta, cidade voltada para as guerras, eram chamados de hilotas, pertenciam ao Estado e trabalhavam para os esparciatas – uma minoria que participava das decisões políticas e administrativas e se dedicava única e exclusivamente à política e à guerra.
Das proposições acima: *
a) apenas I e II estão corretas.
b) apenas I está correta.
c) I, II e III estão corretas.
d) apenas II e III estão corretas.
e) apenas II está correta.
Respostas
d) apenas II e III estão corretas.
Explicação:
II. O uso de escravos tinha uma grande importância social pois sustentavam toda a base econômica daquela civilização clássica ao conceder mais tempo para que os homens livres. Esses cidadãos atenienses viviam na pólis, onde se dedicavam à política, à filosofia e às atividades físicas (Olimpíadas). Enquanto se dedicavam ao saber e à estética, suas terras eram trabalhadas e cuidadas pelos escravos.
III. Os cidadãos espartanos/esparciatas pertenciam à classe social Homoioi e eram minoria em relação às demais classes. Cada espartano adulto tinha direito a um lote de terra onde trabalhavam grupos de hilotas.
Diferentemente dos escravos, os hilotas eram propriedade do Estado, que administrava a produção econômica.
a I. está incorreta pois:
Na Grécia, a maioria dos escravos eram prisioneiros de guerra. No entanto, os cidadãos devedores, também podiam ser vendidos como escravos.