• Matéria: Sociologia
  • Autor: ronimamaia
  • Perguntado 6 anos atrás

para max Weber ao contrário do que se pensa Durkheim a preocupação com a compreensão da ação dos indivíduos em uma situação determinadas decisões? quais são as razões para esse fato? dentro desta perspectiva e incorreto afirmar que​

Respostas

respondido por: leandrodamatta
8

Resposta:

A sociedade existe concretamente, mas não é algo externo e que estaria acima dos indivíduos; ela é o conjunto das ações deles relacionando-se reciprocamente. Assim, Weber, partindo do indivíduo e de suas motivações, pretende compreender a sociedade singularmente

Explicação:

Para Max Weber, ao contrário do que pensa Durkheim, a preocupação fundamental é o indivíduo e suas ações. A sociologia weberiana sempre esteve preocupada com a compreensão da ação dos indivíduos: por que indivíduos, em uma situação determinada, tomam determinadas decisões? Quais são as razões para esses atos?

Dentro deste perspectiva é incorreto afirmar que:

Escolha uma opção:

a. A sociedade existe concretamente, mas não é algo externo e que estaria acima dos indivíduos; ela é o conjunto das ações deles relacionando-se reciprocamente. Assim, Weber, partindo do indivíduo e de suas motivações, pretende compreender a sociedade singularmente. CorretoMuito bem...!!!

b. Esses "outros" tanto podem ser apenas um indivíduo como uma pluralidade deles, indeterminados e até desconhecidos. Para Weber a ação social não é idêntica a uma ação homogênea de muitos indivíduos.  

c.  Max Weber agrupou as ações individuais em quatro grandes tipos, a saber: tradicional, afetiva, racional para valores e para fins.

d. O conceito básico para Weber é o de ação social, que ele entende como o ato de se comunicar, de se relacionar, tendo alguma orientação quanto às ações dos outros - ações que podem ser passadas, presentes ou futuras.  

e.  A ação tradicional, que tem por base um costume arraigado, a tradição familiar ou até mesmo um hábito e a ação afetiva tem por fundamento os sentimentos de qualquer ordem. O sentido da ação está nela mesma.

respondido por: FABIOFPSANTOS
2

Resposta:

b. A sociedade existe concretamente, mas não é algo externo e que estaria acima dos indivíduos; ela é o conjunto das ações deles relacionando-se reciprocamente. Assim, Weber, partindo do indivíduo e de suas motivações, pretende compreender a sociedade singularmente. CorretoMuito bem...!!!

Explicação:

Perguntas similares