• Matéria: Saúde
  • Autor: kauanyfraga8888
  • Perguntado 6 anos atrás

a criança quando começa a caminhar está ativando qual parte do cérebro?
obs: prfvr me ajudem, tenho que entregar amanhã esse trabalho!!!​

Respostas

respondido por: mateussfungaro
1

Resposta:

Ola espero que tenha ajudado

Explicação:

A memória é uma capacidade crítica que desempenha um papel vital no funcionamento social, emocional e cognitivo. A memória forma a base de nosso sentimento de identidade, orienta nossos pensamentos e nossas decisões, influencia nossas reações emocionais e nos permite aprender. Assim sendo, a memória é fundamental para a cognição e para o desenvolvimento cognitivo. No entanto, historicamente, acreditava-se que crianças menores de 3 ou 4 anos de idade eram incapazes de criar representações estáveis de eventos e, portanto, eram incapazes de lembrar-se deles. Essa crença tem origem, em parte, nas constatações de que adultos raramente se recordam de eventos pessoais ocorridos antes dos 3 anos e meio – um fenômeno conhecido como amnésia infantil ou da infância. Entretanto, pesquisas com bebês e crianças pequenas verificaram que eles podem e conseguem criar lembranças de eventos. Combinadas com estudos de neurociência comportamental, utilizando modelos animais, e de neurociência do desenvolvimento, utilizando eletrofisiologia e neuroimagens, essas pesquisas fornecem insights sobre a forma pela qual a memória evolui com o desenvolvimento, assim como as estruturas cerebrais que a apoiam.

Do que se trata

Há muitas formas de dividir o constructo da memória. Por exemplo, diferenciamos memória de trabalho, que permite reter representações por alguns segundos, e memória de longo prazo, que permite recordar eventos ao longo da vida. A memória de longo prazo pode ainda ser dividida em dois tipos: não declarativa (ou implícita) e declarativa (ou explícita). Memórias não declarativas são inacessíveis à consciência, e incluem habilidades de aprendizagem (por exemplo, andar de bicicleta) e de procedimentos (ou seja, processamento facilitado de um estímulo como função de experiência anterior a ele relacionada). A memória não declarativa está presente praticamente desde o nascimento. Por exemplo, os bebês mostram um processamento mais consistente dos rostos que já viram do que de rostos novos. No entanto, quando se pensa em memória ou em “lembrar de alguma coisa”, a maioria das pessoas está considerando a memória declarativa. A memória declarativa requer uma lembrança consciente, e inclui reconhecimento e evocação de nomes, objetos e eventos. Este capítulo é uma revisão dos conhecimentos sobre desenvolvimento da memória declarativa em bebês com desenvolvimento normal, e as relações entre memória declarativa e desenvolvimento do cérebro.

Problemas

Por diversos motivos, estudar o desenvolvimento da memória declarativa e as áreas do cérebro que a apoiam é um desafio. O primeiro problema enfrentado pelos pesquisadores é como medir de forma confiável a memória declarativa em crianças pré-verbais. Testes tradicionais baseiam-se em relato verbal e, portanto, são mais adequados para crianças maiores e para adultos. Em segundo lugar, é difícil vincular o comportamento ao desenvolvimento do cérebro. Pesquisadores precisam determinar se o momento de alteração comportamental corresponde ao momento de alteração no cérebro. Por fim, os pesquisadores devem realizar testes que possam medir comportamento e função cerebral sensíveis a deficits potenciais.

Contexto de pesquisa

O cérebro de bebês e de crianças pequenas desenvolve-se rapidamente. Desde o nascimento, quando pesa 25% do peso que terá na idade adulta, o cérebro aumenta em dois anos para 75% desse peso.1 No entanto, nem todas as partes do cérebro desenvolvem-se ao mesmo tempo, o que é particularmente verdadeiro para as áreas do cérebro envolvidas na memória declarativa. As células que compõem grande parte do hipocampo – uma estrutura cerebral no lobo temporal medial, necessária para a formação de memórias declarativas – são formadas no final do período pré-natal. No entanto, as células situadas no giro dentado do hipocampo – uma área que associa a estrutura com regiões corticais do cérebro – aparentemente só estarão maduras por volta de 12 a 15 meses de idade.2 Outra área do cérebro envolvida nas funções de memória é o córtex pré-frontal. A densidade das sinapses nessa área aumenta drasticamente aos 8 meses de idade, atingindo seu máximo entre 15 e 24 meses.3 Mudanças continuam a ocorrer após esse período, estendendo-se pela adolescência.4 Assim sendo, vemos mudanças drásticas nas áreas do cérebro envolvidas com a memória ao longo dos dois primeiros anos de vida.

Perguntas similares