SOCORRO É PRA AMANHÃ E SÓ FALTA ESSA 1 – Como diferentes formas de observação do céu influenciaram a formação do modelo geocêntrico e, mais tarde, ajudaram a refutá-lo?
Respostas
Resposta
MODELO GEOCÊNTRICO
Os astrônomos da antiguidade observavam que o Sol, os planetas e as estrelas pareciam girar em torno da Terra. Foi proposto então que a Terra ficava no centro do Universo e os demais astros giravam todos ao seu redor. Essa ideia se tornou conhecida como modelo geocêntrico (geo = terra). O grego Aristóteles foi um dos defensores desse modelo, há mais de 2.300 anos.
O MODELO HELIOCÊNTRICO
O grego Arsitaco de Samos percebeu há cerca de 2.200 anos que o Sol é maior que a Terra e que esta é maior que a Lua. Ele sugeriu, então, um modelo heliocêntrico (hélios do grego Sol), no qual a Lua gira em torno da Terra que, por sua vez, gira em torno do Sol. No entanto, essa ideia não foi aceita na época e o modelo foi abandonado por centenas de anos. O outro modelo, o geocêntrico, parecia mais convincente porque proporcionava a percepção imediata de que tudo girava em torno da Terra, tornando difícil a tarefa de contestar o que “podia” ser observado diariamente por qualquer pessoa.
Em 1543, o polonês, Nicolau Copérnico defendeu e aperfeiçoou o modelo heliocêntrico de Aristarco. No modelo de Copérnico, o Sol está no centro do Universo e os planetas Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter e Saturno transitam ao seu redor. Nesse modelo, a Lua continuava orbitando em torno da Terra.
Em 1610, o italiano Galileu Galilei, um dos pioneiros no uso do telescópio, apresentou evidências que ajudavam a refutar o modelo geocêntrico. Uma delas dizia respeito ao movimento de alguns astros em torno de outro planeta que não a Terra. Tratava-se das Luas de Júpiter.
Tá aí o conteúdo,agora é só fazer um breve resumo do que se pede na pergunta,espero ter ajudado =)