A criação de laços emotivos com elementos culturais tem impacto importante na formação da identidade. Quando se estudam os patrimônios culturais e sua relação com práticas educativas, normalmente o foco se mantém sobre expressões culturais coletivas, ou seja, aquelas que dizem respeito a uma comunidade ou região inteira.
Em sua trajetória de vida, entre infância e adolescência, identifique um item (objeto, viagem, prova de escola, amigo, brincadeira, conselho, esporte, animal de estimação, prática religiosa) que tenha sido tão importante que você jamais o esqueceu e que tenha moldado alguns de seus valores pessoais.
Então:
a) Qual é esse item?
b) Quando você o ganhou ou travou contato com ele?
c) Por que ele foi importante para você?
d) Qual valor, ideia ou conceito sobre tal item você carregou consigo para a vida adulta?
e) Elabore um parágrafo entre 3 e 5 linhas explicando por que esse item deve ser respeitado em sua trajetória como elemento formador de sua identidade.
Respostas
Resposta:
a) A amizade com um cãozinho de rua, sem raça definida.
b) O cãozinho apareceu em frente ao portão principal da escola quando você tinha 8 anos.
c) O cãozinho era pequeno, não se alimentava sozinho e precisava de ajuda, mas ninguém podia adotá-lo e as crianças não tinham conhecimento sobre algum órgão institucional que pudesse ajudá-lo.
d) A divisão de responsabilidades e o respeito aos animais. Cada criança da turma era responsável pela alimentação do cão num dia da semana e a preocupação com seu bem-estar era verdadeira. Por isso, sua alimentação nunca foi esquecida. O cãozinho ensinou às crianças do grupo que a conexão da amizade poderia ajudar uma vida e ele pôde crescer em segurança até encontrar um tutor.
e) Algumas pessoas acreditam que auxiliar animais em risco é custoso, demanda tempo e desgastes. No entanto, a união entre as pessoas pode fazer esse trabalho ser leve para cada um e o resultado ser transformador para o animal. Também não é preciso adotá-lo, caso não se queira, mas sim respeitar, oferecer água e sombra quando possível, encontrar alguém que ofereça alimento até encontrar um tutor. Essas ações ensinaram muito sobre respeito e cuidado e é o seu primeiro patrimônio pessoal, pois, a partir dali, você permaneceu em conexão com as outras crianças e foi desenvolvido um grupo de apoio alimentar a animais de rua.
Resposta:
Explicação: