Respostas
Resposta:Em 1916, em plena 1ª Guerra Mundial, quando tudo fazia supor uma vitória alemã, um grupo de refugiados em Zurique, na Suíça, inicia o mais radical movimento da vanguarda européia: o Dadaísmo. A própria palavra dadá, escolhida ao acaso para batizar o movimento, não significa nada. Negando o passado, o presente e o futuro, o Dadaísmo é a total falta de perspectiva diante da guerra; daí ser contra as teorias e as ordenações lógicas. Aliás, também é contra os manifestos, como afirma um de seus iniciadores, Tristan Tzara (1896/1963), em seu Manifesto Dadá 1918. Importante era criar palavras pela sonoridade, quebrando as barreiras do significado, importante era o grito, o urro contra o capitalismo burguês e o mundo em guerra.
Explicação:
A Bauhaus foi um dos vários movimentos de arte de vanguarda que moldaram a arte moderna ao longo do século XX. Enquanto muitos focaram na pintura, como o cubismo e o surrealismo, o movimento diferia-se por englobar uma ampla variedade de mídias, disciplinas e materiais.
A Bauhaus e suas influências
O arquiteto alemão e fundador Walter Gropius era fortemente influenciado pelas vanguardas modernistas europeias (principalmente o cubismo e o dadaísmo). Ele inclusive pretendia que a Bauhaus fosse um dos “carros-chefes” do modernismo.
O estilo Bauhaus de pintura costuma combinar planos com formas sobrepostas para sugerir dimensionalidade. Essa característica pode ser comparada com a produção artística do movimento cubista.
Além das pinturas, os artistas produziam esculturas e colagens abstratas, pôsteres com tipografia ousada e blocos de cores. Essas novas construções a partir de elementos sobrepostos podem ser comparadas com a produção artística do movimento dadaísta.
Leia mais sobre a Bauhaus em: https://brainly.com.br/tarefa/15272179
#SPJ2