alguém por favor me diz qual é a imagem de cada número
Respostas
Resposta:
ABAIXO
Explicação:
1. Nucléolo,
2. Cromatina.
3. Retículo endoplasmático granuloso.
4. Ribossomo.
5. Poro.
6. Aparelho de Golgiense.
7. Proteína.
8. Retículo endoplasmático liso.
9. Mitocôndrias.
10. Lisossomo.
11. Citoplasma.
12. Peroxissomo.
13. Centríolos.
Explicação:
1. Massas densas e arredondadas, ocorrende em um ou dois no núcleo, dentro dele. Sem membrana que os envolvam, feito pela aglomeração de ribossomos em processo de amadurecimento (a fase em que ele já pode sintetizar proteínas), que migrarão para o citoplasma e atuarão no processo de síntese de proteínas.
2. Cromatina, conjunto de filamentos (cromossomos) presente no núcleo, que carrega o gene, estrutura que tem nossas inscrições genéticas, que comandam tudo dentro de nosso corpo, funcionando como seu envelope nuclear.
3. Formado por rede de tubos e redes ligadas, tendo ribossomos em sua superfície (granuloso/ergastoplasma), sendo responsável por produzir proteínas, as transportando via citoplasma, lá sendo mudadas quimicamente ou não (liso).
4. São as estruturas nas quais são produzidas as proteínas das células. Encontram-se livres no citoplasma tanto nas células eucariontes como nas procariontes. Nas eucariontes, eles também podem estar aderidos ao retículo endoplasmático.
5. Em conjunto, formam o complexo poro, estrutura protética, que atua como válvula, abrindo para que certos materiais passem e se fechem. Suas dezenas de proteínas escolhe o que sai e entra no núcleo. As que atuam no núcleo, como as enzimas envolvidas na produção de DNA e RNA, possui uma sequência de aminoácidos (sequência de reconhecimento celular) que as identificam; reconhecendo o sinal, o complexo de poro se abre e permite que a proteína entre no núcleo.
6. Feito de 6 a 20 bolsas membranosas achatadas (as cisternas), uma sobre a outra, onde ocorre a modificação de proteínas, adicionando glicídios (glicosilação de proteínas) e se produz hidratos de carbono, também as separando e armazenado em bolsas membranosas, que as conduzirão a lugares instracelulares obde trabalharão. Nas células vegetais, são soltas no citoplasma (golgiossomos/dictiossomos). Nas células animaos geralmente se concentram perto do núcleo e dos centríolos (par de estruturas tubuolosas).
7. Moléculas formadas pela junção de aminoácidos, sendo um material que compõe o nosso corpo e tem funções nutricionais.
8. Aqui ocorre a produção de ácidos graxos, fosfolipídios e esterígios (poucas células o tem, como as do fígado, os hepatócitos). As enzimas nele presente modificam as moléculas de certas substâncias tóxicas, como álcoois, pesticidas e outras drogas, fazendo sua desativação e facilitando a sua eliminação do corpo.
9. Organelas citoplasmáticas bastonete, as que tem forma de bastão. Pode haver dezenas ou centenas em uma célula, dependendo do tipo da mesma. Duas membranas lipoproteicas a delimitam. Externamente é lisa, semelhante às membranas celulares restantes. Responsável pela respiração celular, onde moléculas orgânicas orgânicas reagem com o gás oxigênio (02) e forma gás carbônico (CO2), água (H20) e energia, armazenada nas moléculas altamente energéticas de ATP, que se difunde para outras regiões da célula, fornecendo energia para outras atividades celulares.
10. Bolsas membranosas como mais de 80 tipos de enzimas digestivas, capazes de digerir várias substâncias orgânicas, como nucleases, que digerem DNA, RNA, proteases (tipo de proteína que quebra ligações peptídicas entre os aminoácidos), fosfatases (removem fosfato dos nucleotídios, fosfolipídios e outros).
11. Líquido viscoso que preenche o interior das células, composto por 80% de água e matéria orgânica, úteis à célula, dividido em uma parede de tubos e canais membranosos, onde se produz e transporta-se várias substâncias celulares (citoesqueleto).
12. Organela membranosa das células animais e vegetais possuem vários tipos de oxilase, enzimas que usam para oxidar os substâncias orgânicas produzidas no peróxido de hidrogênio. (H202), a àgua oxigenada, tóxica às células, que as enzimas de catalase degradam em H20 e O.
13. Pequeno cilindro ou cubo constituído por 9 conjunto de microtúbulos, juntos com proteínas adesivas. A maioria das células eucarióticas, fota fungos e plantas, têm no centrossomos centríolos orientados perpendicularmente um ao outro, que se duplicam antes da célula iniciar a meiose. Forma-se uma novo centríolo um ao lado do outro já existente graças às tubalinas do do citosol, uma proteína que constitui o citoesqueleto. Iniciada a divisão, o centrossomo se divide em dois, cada um com um par de centríolo.