Comente e explique a afirmação: “ Atualmente podemos nos identificar como pertencentes a uma única cultura”. POR FAVIOR ME RESPONDAM O MAIS RAPIDO POSSIVEL
Respostas
Resposta:As novas tecnologias na cultura geraram uma revolução no modo como as pessoas observam, entendem e se relacionam com o mundo. Porém muitos acreditam que as transformações culturais e o progresso tecnológico são questões totalmente desassociadas.
Tanto a influência das novas tecnologias na cultura como a interferência do contexto cultural nos avanços tecnológicos mostram como essas duas vertentes estão inteiramente imersas uma na outra.
Por esse motivo, vamos apresentar como o contexto tecnológico tem interferido no desenvolvimento das relações humanas e também evidenciar como a nossa cultura tem influência sobre a formulação dessas tecnologias.
A influência das novas tecnologias na cultura
Nas últimas décadas, a forma de relacionamento entre as pessoas tem mudado. Além disso, as expectativas em relação ao mercado de trabalho, ao modo de consumo e à atuação das empresas sofreram uma revolução.
Hoje, percebemos que as tecnologias tiveram (e ainda têm) potencial para transformar o contexto cultural e, como consequência, modificar a nós mesmos. Observe alguns exemplos!
Em relação à arte
Em pouco tempo, os negócios culturais foram ameaçados pelas inovações tecnológicas. Como os grandes nomes da indústria da música que sentiram o forte impacto da internet e da disponibilização de conteúdo gratuito ou pago, mas sem intermediação de uma gravadora.
Outros negócios culturais também foram afetados. Os jornais e livrarias, por exemplo, também sentiram as mudanças geradas pelo desenvolvimento de ferramentas e de tecnologias mais baratas, que alteraram a relação do produtor de conteúdo com o leitor.
Com a internet, as plataformas de mídia baseadas em assinatura, como o YouTube, Spotify e ainda outros, eliminaram os intermediários, possibilitando o contato direto do artista com o seu público e, até, modificando os trabalhos futuros, onde o fã ganha voz.
O conteúdo gratuito disponibilizado na internet formulou, em uma geração inteira, a ideia de que era possível acessar conteúdos culturais sem precisar pagar por eles. Os anúncios é que bancavam essas produções
Explicação: