• Matéria: Artes
  • Autor: juliana3237
  • Perguntado 6 anos atrás

28) Arte é expressão, é uma linguagem, é uma forma de comunicação. A criação artística pode
acontecer usando mais de uma linguagem, misturando maneiras de criar e de expressar-se. Quando
isso ocorre podemos dizer que a arte é:
(A) mídia digital
>
(3) arte moderna
(C) Intermídia, ou seja, são linguagens artísticas que podem estar juntas em uma mesma obra: som
imagem, palavras, gestos, etc.
(D) ultramidia, e que se resume ao uso do teatro como arte.​

Respostas

respondido por: lorinhocabrall2016
12

Resposta:

Educa Mundo

arte rupestre no Brasil

Equipe Educamundo

21/12/2018

Arte e educação: ensinando linguagens e movimentos artísticos

Na história da arte você estuda o conceito do termo, aprende sobre os diferentes movimentos artísticos que surgiram ao longo do tempo, as linguagens de expressão e descobre como a arte representa a sociedade em aspectos sociopolíticos e até econômicos.

Você já viu uma apresentação de teatro ou uma exposição com pinturas antigas? Já reparou nos traços de uma escultura bem trabalhada? Tudo isso faz parte daquilo que se entende por arte, mas, afinal, você compreende o significado dessas obras para além do entretenimento?

Ao longo desse post vamos explicar qual a importância de se relacionar arte e educação. Segue com a gente e vem aprender mais sobre o assunto!

Arte e educação: uma conexão necessária

Existe quem veja a arte apenas como algo divertido ou subversivo, porém seu conceito é muito mais amplo. Quem estuda arte aprende questões estéticas, expressão criativa, mas, acima de tudo, descobre como observar o mundo com um olhar crítico que analisa política, sociedade e as transformações de cada época.

Para que você compreenda melhor todos esses pontos e descubra como é enriquecedor esse conhecimento vamos tratar ao longo do texto sobre:

O que é arte;

Abordagens da história da arte na escola;

Os tipos de linguagens artísticas.

O que é arte

A arte tem como função expressar a realidade levando em conta a perspectiva de mundo de quem a faz e de quem a observa. Ela pode ser compreendida como uma forma de comunicação que interpreta, questiona e desafia a realidade.

Sendo assim, arte é algo fluído. Na verdade, para o professor em História da Arte da UNICAMP, Jorge Coli, qualquer tentativa de definição clara e estática vai gerar decepção. Isso, pois as expressões artísticas "são contraditórias e divergentes".

Então, quando você ouvir alguém dizer "mas isso não é arte" em um determinado contexto é preciso questionar. Pode não ser uma expressão válida para o observador, mas e o artista? Só é possível fazer uma avaliação completa quando se procurar compreender o conceito que ele queria transmitir.

Linguagens artísticas

Assim como o conceito de arte é algo amplo, as forma como ela se manifesta também o são. Na verdade existem diferentes linguagens artísticas que podem ser divididas em:

Artes visuais: aqui se pode incluir pintura, escultura, gravura, fotografia, cinema, grafitagem, videoarte, moda, arquitetura, entre outros;

Artes cênicas: são as expressões que envolvem o movimento do corpo e incluem dança e teatro;

Literatura: abrange os romances, poemas e outras formas de histórias produzidas em texto;

Música: canto e música instrumental.

Elementos fundamentais da linguagem artística

Existem alguns elementos que são fundamentais para a construção das diferentes liguagens artísticas. São eles que fazem uma obra conseguir ser estudada e conceituada como arte. Logo abaixo você visualiza quais são eles de acordo com cada categoria de linguagem:

Melodia, harmonia e ritmo: música;

Ator, texto, encenação e plateia: artes cênicas;

Ponto, linha, forma, plano, superfície, textura e cor: artes visuais;

Autor, tempo, espaço, personagem: literatura.

Movimentos artísticos

A partir das linguagens, diversas obras são desenvolvidas e elas recebem influência, em grande parte, da sociedade da época em que são produzidas. Sendo assim, os estilos de pintura, as formas de se expressar, os tipos de peças e os questionamentos dentro da arte variam dependendo do período.

É isso que origina os chamados movimentos artísticos e cria uma linha do tempo da história da arte. Esta pode ser compreendida da seguinte maneira:

Arte pré-história: entre 5 milhões a.C. e 5 mil a. C. (você pode querer conferir nosso post Arte rupestre no Brasil: descubra o passado em parques nacionais);

Arte egípcia: entre 3.200 a.C. e 1.085 a.C.;

Arte grega: entre 1.000 a. C. e 30 d.C.;

Arte romana: entre 753 a.C. e 330 d.C.;

Arte paleocristã: entre os séculos II e V;

Arte bizantina: entre os séculos IV e XV;

Renascimento: entre os séculos XIV e XVI;

Maneirismo: entre os séculos XVI e XVII;

Barroco: entre os séculos XVI e XVIII (você pode querer conferir o nosso artigo Arquitetura barroca no Brasil: descubra locais incríveis para visitar);

Neoclassicismo e Romantismo: entre os séculos XVIII e XIX;

Realismo: entre 1850 e 1900;

Impressionismo: entre meados do século XIX e início do século XX;

Arte moderna: ocorreu entre meados do século XIX até mais ou menos o ano de 1960, compreendendo os compreende os movimentos de vanguarda;

Arte contemporânea: é o movimento atual e inclui os diversos tipos de expressões artísticas.

respondido por: givoneidebrandao2019
1

Resposta:

artísticas e música e entre outros

Perguntas similares