A ______________ , nascida com a Ilustração, teria privilegiado o universal e a racionalidade; teria sido positivista e tecnocêntrica, acreditado no progresso linear da civilização, na continuidade temporal da história, em verdades absolutas, no planejamento racional e duradouro da ordem social e política; e teria apostado na padronização dos conhecimentos e da produção econômica como sinais da universalidade. Em contrapartida, a_______________ privilegiaria a heterogeneidade e a diferença como forças liberadoras da cultura; teria afirmado o pluralismo contra o fetichismo da totalidade e enfatizado a fragmentação, a indeterminação, a descontinuidade e a alteridade, recusando tanto as metanarrativas, isto é, filosofias e ciências com pretensão de oferecer uma interpretação totalizante do real, quanto os mitos totalizadores, como o mito futurista da máquina, o mito comunista do proletariado e o mito iluminista da ética racional e universal.
CHAUÍ, Marilena. Público, privado e despotismo. In NOVAES, Adauto, org. Ética. 7. reimp. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. p. 346
Os dois termos, suprimidos do texto acima, são, respectivamente:
Ppré-modernidade e modernidade.
Antiguidade e modernidade.
Modernidade e pós-modernidade.
Modernidade e trans-modernidade.
Endo-modernidade e pré-modernidade
Respostas
Olá!
Analisando os textos dados, segundo Chauí, os dois termos, suprimidos do texto acima, são:
- Modernidade e Pós-modernidade.
Vamos a lembrar que a modernidade é a era que se iniciou entre o século XV e o século XVIII nas sociedades ocidentais, a partir de transformações sociais, científicas, econômicas e políticas. De ter nascida com a Ilustração teria sido positivista, tecnocêntrica, com um progresso linear da civilização e com planejamento racional.
Por seu lado, a pós-modernidade refere-se à segunda metade do século XX e é também conhecida como "modernidade tardia" caracterizado pelo desenvolvimento e atualização dos projetos iniciados pela modernidade. De ter nascida com a Ilustração privilegiaria a heterogeneidade e a diferença, , recusando filosofias e ciências que oferecem uma interpretação totalizante do real.
CORRIGIDO PELO AVA - Modernidade e Pós-modernidade.