1-Na Inglaterra, o movimento reformista foi conduzido pelo Rei Henrique VIII, por vários motivos como, acabar com Interferência do Papa nos assuntos do reino, desvencilhar-se dos altos impostos pela igreja e divorciar-se de sua esposa, Catarina de Aragão para poder casar-se com Ana Bolena. Conseguindo o apoio do Parlamento foi instituído o ato de supremacia, assinale abaixo a alternativa correta que descreve o seu significado: * 1 ponto a) O Parlamento concede ao Papa poderes de chefe de estado; b) O Parlamento nomeia Ana Bolena como rainha da Inglaterra; c) O Parlamento nomeia o Rei como chefe da igreja; d) O Parlamento muda o nome da igreja de Católica Romana para Anglicana.
Respostas
Com a reforma protestante na Inglaterra, o rei passa acumular as funções de chefe político e também de chefe da Igreja recém instituída. Em 1531, Henrique VIII, obrigou o Parlamento a votar uma série de leis para garantir a instituição da Igreja Anglicana.
Portanto a letra c está correta.
As motivações para a Reforma Protestante foram políticas e econômicas. Apesar de utilizar um argumento pessoal para romper com o Papa (a não anulação do seu casamento com sua esposa Catarina de Aragão), o rei Henrique VIII, ao romper com a Igreja, buscava seu fortalecimento político. Os bens da Igreja foram confiscados e utilizados para auxiliar na estruturação das finanças inglesas.
Através de um documento denominado ato de supremacia, o rei rompia com a Igreja Católica e estabelecia a Igreja Anglicana. A Igreja Anglicana é bastante semelhante à Igreja Católica, pois a principal motivação para a Reforma Protestante Inglesa, foram motivos políticos e não teológicos.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/29333954
1C 2A
CONFIA NA ROLA