Em 4 de julho de 1776, as treze colônias que vieram inicialmente a constituir os Estados Unidos da América (EUA) declaravam sua independência e justificavam a ruptura do Pacto Colonial. Em palavras profundamente subversivas para a época, afirmavam a igualdade dos homens e apregoavam como seus direitos inalienáveis: o direito à vida, à liberdade e à busca da felicidade. Afirmavam que o poder dos governantes, aos quais cabia a defesa daqueles direitos, derivava dos governados. Esses conceitos revolucionários que ecoavam o Iluminismo foram retomados com maior vigor e amplitude treze anos mais tarde, em 1789, na França. Emília Viotti da Costa. Apresentação da coleção. In: Wladimir Pomar. Revolução Chinesa. São Paulo: Unesp, 2003. (Adapt.). Sobre a relação entre a independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa, podemos afirmar, exceto:
a) A França foi parceira dos Estados Unidos ao financiar a Guerra de Independência Americana.
b) Os gastos franceses com a Independência Americana contribuíram para o agravamento da crise financeira pela qual passava o governo antes da Revolução Francesa.
c) Financiar uma revolução de caráter iluminista como a Independência Americana era ajudar a propagar as mesmas ideias que viriam a derrubar a estrutura do Antigo Regime na Revolução de 1789.
d) Os ideais iluministas de liberdade partilhados pelos Estados Unidos e pela França pré-revolucionária possibilitaram uma aliança entre os países para derrotar a Inglaterra na Guerra dos Sete Anos.
e) A Guerra de Independência Americana pode ser apontada como um dos motivos que levaram à Revolução Francesa em 1789.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
letra B)
a entradada França na guerra de independência dos EUA agravou ainda mais o gasto com o exército cobrido pela coroa, o que agravou o déficit e fez piorar a inflação, consequentemente, agravando a pobreza e a insatisfação com o antigo regime
melisishoney:
muito obg
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás