Quais são as táticas e técnicas usadas no jogo de futsal?
Respostas
Resposta:
O 1–1–2–1 é o sistema tático básico do futebol. Um goleiro, um fixo, dois alas e pivô. Como no futebol, no futsal também existem táticas de jogo. O esquema tático básico do futsal e que as equipes normalmente se organizam para iniciar as partidas é 1–1–2–1.
Resposta:Compete ao técnico ou treinador, de acordo com a equipe que possui e seus aspectos iniciais, escolher a forma tática no futsal, com a qual atuará em suas partidas, deve contar também com todas as alterações que possam ocorrer durante estas.
Esquematizar o jogo é fator essencial para uma equipe, caso contrário, não será equipe mas um grupo que pratica livremente um esporte sem objetivos específicos.
Como sabemos, a tática de futsal pode e deve variar, durante uma partida, isto compete ao técnico ou treinador , ele é o responsável por estas orientações, ele deverá ter por fim não fracassar em seu trabalho, mas, deve ter sempre em mente também que uma derrota deve ser assimilada pela equipe como um resultado previsto dentro de uma competição, deve saber que o mais importante será anotar e observar as falhas para que, corrigidas, venham dar o resultado desejado num próximo jogo.
As táticas do futsal são as teorias da técnica colocadas em prática na quadra de jogo, com todas as variações que poderão acontecer de acordo com a atuação do adversário.
Esquema de Jogo - Táticas de futsal
O mais adotado pelas equipes são: 2-2, 1-3, 3-1, 1-2-1.
Estes esquemas são os que habitualmente são praticados durante o desenrolar de uma partida, porém uma equipe varia constantemente tais esquemas, de acordo com as necessidades e principalmente de acordo com o adversário.
Esquema tático no futsal 2-2: este esquema é DEFENSIVO, geralmente empregado por equipes iniciantes ou de categorias menores, tendo como principal característica dificultar o aumento do placar no caso de estarem em deficiência com relação ao adversário.
Ofensivamente apresenta pouca objetividade, pois sua movimentação é restrita.
Em relação ao grupo de jogadores , este esquema restringe as habilidades, pois não oferece uma movimentação durante o desenrolar da partida, dificultando o trabalho com a bola e os lançamentos. Mas se deve ter em mente que em determinados momentos, um esquema como este, o determinado "caixote", quando bem aplicado, e muito bem treinado, realmente dificulta que o adversário adentre no campo de ação da equipe, restando à esta os chutes de média e longa distância, que poderão resultar em algo, de acordo com o tamanho da quadra de jogo.
Ler mais: https://portaldofutsal.webnode.pt/news/taticas%20do%20futsal%20-%20esquema%20de%20jogo%20e%20marca%C3%A7%C3%A3o/
espero ter ajudado valeu ah e marca como melhor resposta