• Matéria: Ed. Física
  • Autor: barbarapio084
  • Perguntado 6 anos atrás

Regras e a origem do truco ?

Respostas

respondido por: EmillynSMR
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A origem do truco é incerta, especula-se que tenha surgido dos mouros, porém não há consenso a esse respeito. No Brasil foi popularizado por imigrantes italianos, portugueses e espanhóis, a princípio nos estados de São Paulo e Minas Gerais, posteriormente espalhando-se por todo o país e originando diversas variações.


A forma mais comum do jogo é a versão com quatro jogadores, em que há duas equipes de dois jogadores, que se sentam em frente um ao outro. O jogo é jogado até que uma equipe termine o jogo com 2 jogos de 12 pontos. O apelo popular do jogo vem do sistema emocionante de apostas. Cada tipo de pontuação pode ser apostado para marcar mais pontos para a equipe. As propostas podem ser aceitas, rejeitadas ou aumentadas. O blefe e o engano também são fundamentais para o jogo.

Ranking de cartas (para truco mineiro):
Manilhas (Truco mineiro = Manilha fixa):
4 de paus (Zap)
7 de copas (7copas)
Ás de espadas (Espadilha)
7 de ouro (7ouros)
Números (Baralho limpo):
3 (Todos).
2 (Todos).
Ás (Todos menos de espadas)
Letras(ou Figuras):
Reis (todos).
Valetes (todos).
Damas (todos)
Números (Baralho sujo):
7 (todos menos 7 de copas e 7 de ouros).
6 (todos).
5 (todos).
Cartas variadas como 3 1/2 podem aparecer no truco mineiro em forma de coringa – ou 10 de paus , Usa-se tirar o baralho sujo, nesse caso você estaria jogando a variação “baralho limpo”

Ranking de cartas (truco paulista ou ponta acima):
Manilhas (Truco Paulista = Manilha móvel):
X de paus
X de copas
X de espadas
X de ouro
Depois de acabada a distribuição das cartas, vira-se uma carta do baralho na mesa (ato chamado de “tombo”, que define a “chave” do jogo), a carta sucessiva na hierarquia será a manilha do jogo. Por exemplo: após dar as cartas “tomba-se” um Rei, logo, o Ás será a manilha e os 4 passarão a ter valor de Ás. No caso da chave ser um 4, as damas (Q) serão as manilhas do jogo e os 4 passarão a ter valor de Q, e assim sucessivamente, com os 4 sempre substituindo a carta que na rodada virar manilha.
Números:
3 (todos)
2 (todos)
Ás (todos)
Letras(ou Figuras):
Reis (todos).
Valetes(todos).
Damas (todos)
Carta substitutiva:
4 (todos)
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