de a definição de :
a)célula.
b)sexuada
c)assexuada
d) procarionte
e)eucarionte
f)unicelular
g)pluricelular
h)autotrogo
i)heterotrofo
Respostas
Resposta:
Explicação: a) célula: A célula é a menor unidade dos seres vivos com formas e funções definidas. Isolada forma todo o ser vivo, no caso dos organismos unicelulares ou junto com outras células, no caso dos pluricelulares.
A célula tem todo o material necessário para realizar processos vitais, como nutrição, liberação de energia e reprodução.
O ser humano é constituído de cerca de 100 trilhões de células. De todas elas a maior é o óvulo, que possui o diâmetro de um ponto final. As demais são invisíveis a olho nu.
b)sexuada : A reprodução sexuada é um processo em que há a troca de gametas (masculinos e femininos) para a geração de um ou mais indivíduos da mesma espécie. Esse tipo de reprodução acontece em muitos seres vivos incluindo os seres humanos. Os indivíduos que nascem dessa reprodução são semelhantes aos seus pais, mas não chegam a ser idênticos a eles.
As vantagens desse tipo de reprodução é, principalmente, a diversidade genética dos indivíduos que garante mais genes segregados nas gerações futuras. Mesmo os organismos que fazem reprodução assexuada também contam com a reprodução sexuada em algum momento de sua existência. Isso, porém, não se aplica a cem por cento dos organismos que fazem reprodução assexuada.
c)assexuada : é um tipo de reprodução onde não ocorre variabilidade genética, ou seja, os indivíduos descendentes são idênticos cromossomicamente ao organismo matriz (genitor). Nesse caso não envolve o encontro de gametas, também não ocorre a fecundação.
Organismos oriundos a partir desse processo são tidos como clones. Uma forma de multiplicação repetitiva, tendo como princípio: sucessivas divisões mitóticas ou mecanismo de bipartição, também chamada de divisão binária ou cissiparidade, processos de brotamento, partenogênese e propagação vegetativa.
d) procarionte : Procarionte é um organismo unicelular simples que não possui compartimentalização membranosa dos seus produtos intracelulares, ou seja, não apresenta compartimentos dentro da célula (metabólitos dispersos no citoplasma), nem núcleo verdadeiro (cromossomo disperso no citoplasma).
e)eucarionte : Eucarionte é um ser unicelular ou pluricelular que possui carioteca (membrana nuclear), ou seja, o seu núcleo celular é separado do citoplasma por uma membrana, diferentemente dos procariontes, que não possuem carioteca.
f)unicelular : Como o nome sugere, os organismos unicelulares são aqueles representados por uma única célula. Essa célula única é capaz de desempenhar todas as funções necessárias a sua sobrevivência, como alimentação, respiração e excreção. Seus representantes incluem bactérias, arqueobactérias, protozoários, algas e fungos unicelulares. Esses organismos podem ser divididos em procariotos e eucariotos de acordo com sua característica celular.
g)pluricelular : Os organismos pluricelulares (ou multicelulares) são por definição compostos por mais de uma célula. Isso permitiu a evolução de diferentes células especializadas em funções distintas dentro de um mesmo organismo. Os reinos Animalia e Plantae são inteiramente compostos por organismos pluricelulares, bem como grande parte do reino Fungi e uma série de espécies de algas.
h)autótrofo : são os seres vivos que produzem o seu próprio alimento, ou seja, são capazes de sintetizar compostos orgânicos a partir de compostos inorgânicos através de fotossíntese ou quimiossíntese.
A palavra "autótrofo" vem dos termos gregos autos = próprio e trophos = alimentar.
São organismos autótrofos os vegetais, as algas e algumas bactérias. Estes seres constituem a base de uma cadeia alimentar e servem de alimento para os demais seres vivos que não são capazes de produzir seu próprio alimento (heterótrofos).
i) heterótrofo: Heterótrofos são os seres vivos que não são capazes de produzir o seu próprio alimento e por isso necessitam ingerir ou absorver moléculas orgânicas pré-formadas de outros seres vivos, para obtenção de energia e síntese das biomoléculas de que necessitam.
São seres heterótrofos os animais, os protozoários, os fungos e a maioria das bactérias.
Os seres heterótrofos são incapazes de produzir material orgânico a partir de material inorgânico, diferentemente dos seres autótrofos, que o fazem através de fotossíntese ou quimiossíntese.