cite o que acontece no organismo dos atletas quando eles usam substâncias proibidas no esporte???
SOCORROOOO,ME AJUDEM POR FAVOR ❤
Respostas
Resposta:Resultados incríveis, velocidade e força fora do padrão e uma performance que desperta suspeita. Eis que surge outro resultado positivo, dessa vez para o doping. Será que ele é trapaceiro? Será que ele é o único naquela competição? Qual a vantagem de utilizar substâncias que alteram o desempenho?
Em tempos de olimpíadas é muito comum ouvirmos falar de doping, uma seleção de substâncias que quando utilizadas trazem algumas vantagens competitivas para o usuário.
A entidade que monitora e acompanha o código mundial antidoping é a WADA – World Anti-Doping Agency, em todos os esportes e níveis territoriais.
Alguns tipos dessas substâncias e suas funções:
Estimulantes: agem no sistema nervoso, aumentam o estado de alerta e capacidade física.
Narcóticos: não melhoram o desempenho físico, mas aliviam e retraem a sensação de dor como a fadiga.
Agentes anabolizantes: usados para ganhos de força e potência muscular, Essas substâncias reduzem o tempo de recuperação do atleta.
Diuréticos: usados por atletas que têm peso como divisão de categorias. Podem mascarar outras substâncias no exame antidoping.
Betabloqueadores: Diminuem a frequência cardíaca e a pressão arterial, normalmente usados em esportes que requerem precisão e concentração como tiro e arco e flecha.
Hormônios peptídeos e análogos: propiciam aumento de massa e potência muscular.
Essas substâncias geralmente são utilizados de 3 a 6 meses antes do período de competição, dessa forma, dificilmente serão apontadas no exame antidoping. Qual a vantagem para o atleta?
Alguns atletas fazem uso desses agentes químicos para aumentar força e rendimento nos treinos, o que garante uma evolução mais rápida. O período de uso dos agentes químicos (3 a 6 meses antes da competição), assegura que o competidor alcance o auge da sua forma física e esteja “limpo”, ou seja, com o corpo livre dessas substâncias.
Explicação: