Respostas
Explicação:
Girondinos:Girondinos era a denominação de um grupo político moderado da Assembleia Nacional e da Convenção Nacional francesa, chefiado por Jacques-Pierre Brissott, durante a Revolução Francesa. Seus membros pertenciam, em sua maioria, à burguesia provincial.
Girondinos (do francês girondin, por ter sido formado em torno de deputados do departamento da Gironda) era a denominação de um grupo político moderado da Assembleia Nacional (onde, juntamente com os jacobinos, de Robespierre, e os cordeliers, de Danton, representavam o Terceiro Estado) da Convenção Nacional francesa.
Jacobinos:Originário da Revolução Francesa, o termo jacobinismo, também chamado jacobinos, é evolutivo ao longo dos tempos.
O Clube Jacobino (em francês: Club des Jacobins) foi um grupo político da Revolução Francesa, sendo seu Fundador Maximilien de Robespierre. O clube deve seu nome ao Convento dos Jacobinos, onde se instalou em 1719.
Pântanos: Os grupos políticos dividiram-se em três: os girondinos, representantes da burguesia industrial; os membros da planície, ou pântano, aliados aos interesses da burguesia financeira; e a montanha, formada pelos jacobinos e condeliers, pequenos burgueses que tinham o apoio dos sans-culottes.
Eu espero em ter ajudado e bons estudos!♥♥♥♥
Resposta:
grupos sociais de cada um:
Os grupos políticos dividiram-se em três: os girondinos, representantes da burguesia industrial;
Os membros da planície, ou pântano, aliados aos interesses da burguesia financeira;
E a montanha, formada pelos jacobinos e condeliers, pequenos burgueses que tinham o apoio dos sans-culottes.
Posição política de cada um:
Durante o processo revolucionário começado em 1789, na França, os girondinos, considerados mais moderados e conciliadores, ocupavam o lado direito da Assembleia Nacional Constituinte, enquanto os jacobinos, mais radicais e exaltados, ocupavam o lado esquerdo. Essa é a origem da nomenclatura política que categoriza os posicionamentos políticos no interior dos sistemas políticos contemporâneos.
Este é o dos pântanos:
A origem desta denominação continua a causar debates. Se o nome "Girondinos" para qualificar o grupo fiel a Brissot é explicado simplesmente por sua origem geográfica, a dos "Montanheses" e a dos membros da "Planície" continuam a suscitar perguntas já que várias interpretações são possíveis. A mais difundida consiste a se ater à risca nos termos empregados : os deputados montanheses localizavam-se à esquerda, nos bancos mais elevados da Assembléia, vindo daí a referência à "Montanha" e os da "Planície" nos bancos inferiores. Na realidade, esta classificação já está presente num antigo texto lido por numerosos revolucionários : a "Vida de Solon", parte das "Vidas Paralelas", onde Plutarco (retomando textos de Herodoto e Aristóteles) descreve nestes termos as divisões políticas em Atenas :
"Os habitantes da montanha defendiam com força a democracia, os da planície a oligarquia ; os habitantes da costa formavam um terceiro partido, favorável a uma forma de governo intermediário..."
— Plutarco
O que defendiam cada um:
Os jacobinos eram formados pela baixa burguesia e os sans-culottes, defendiam mudanças radicais tais como o voto universal musculino e a reforma agrária, alguns até ultra-radicais, exigindo uma república inspirada nos EUA. O grupo do pântano é o grupo mais numeroso e moderado na assembléia.Os jacobinos defendiam uma revolução onde o povo participasse do governo. Os girondinos defendiam a revolução, porém, eram mais conservadores, pois ainda defendiam alguns aspectos do Antigo Regime.