Respostas
Explicação:
No campo da teoria social o texto A Indústria cultural – o esclarecimento como mistificação das massas, parte integrante do livro Dialética do esclarecimento, de Adorno e Horkheimer, lançado em 1947, aposta numa visão pessimista em relação aos meios de expressão representados pela indústria cultural, apesar da existência de uma crítica em relação às produções da cultura de massa, principalmente no interior do cinema. Como foi mostrado anteriormente, esses autores aparentemente a ignoraram, e elaboraram uma contundente crítica aos “produtos artísticos industrializados”.
Por conseguinte, para Adorno e Horkheimer, à medida que se ampliavam os eventos artísticos de um modo geral, difundia-se também um tipo de produção artística voltada para o grande público, tendo por meta principal o lucro. O crescimento dessa perspectiva promove a absorção dos bens culturais pela lógica empresarial, que organiza todas as etapas de construção da obra. É a partir, portanto, desses elementos que se fundamenta o produto artístico comercial, tão característico da cultura de massa.
Em virtude disso, o status da arte muda de perfil, devido ao impacto causado pela comercialização dos bens culturais. Um primeiro aspecto a observar é que, no capitalismo, as relações sociais que envolvem o fazer artístico passam, como outras relações sociais, a ser mediadas pelo dinheiro; portanto, mesmo as obras de arte que, de fato, pretendem testemunhar uma crítica à economia capitalista, devem passar pela chancela do capital. Com isso, as obras de arte, que, outrora, eram consideradas como elementos de veneração e respeito, perdem sua aura e tornam-se mercadorias. Um segundo aspecto significativo é o fato de o artista se tornar um trabalhador comum, atento às vicissitudes do mercado para poder garantir sua própria sobrevivência. Como observam Marx e Engels, no Manifesto Comunista:
A burguesia despojou de sua auréola todas as atividades até então reputadas veneráveis e encaradas com piedoso respeito. Transformou em seus trabalhadores assalariados o médico, o jurista, o padre, o poeta, o homem de ciência (Marx; Engels, 1986, p.24).
Sim. Na realidade, existe uma ligação de causa e consequência entre a Indústria Cultural e a ideologia.
Indústria Cultural e ideologia
De um lado, a Indústria Cultural produz conteúdos que são capazes de moldar o comportamento humano (causa). Na prática social, podemos verificar que o público jovem costuma ser facilmente moldado ou manipulado pelos produtos e/ou serviços culturais.
Por outro lado, a ideologia é formada a partir do consumo dos produtos e/ou serviços disponibilizados pela Indústria Cultural.
Aprenda mais sobre o tema Indústria Cultural em:
https://brainly.com.br/tarefa/6770151
Espero ter contribuído!
#SPJ2