1. Segundo Stirner, todos nós somos um pouco egoístas. O que fazer com nosso egoísmo? Devemos assumi-lo ou lutar contra ele?R: 2. O que a sociedade cristã e moderna procura criar, segundo Stirner?R: 3. Quem somos nós, segundo Stirner?R: 4. O que é egoísmo, segundo Stirner?R: 5. Como seria a sociedade, se cada um assumisse seu egoísmo? 6. O que criaram os homens, na tentativa de superarem as adversidades do meio? 7. Segundo Stirner, por que os homens produziram a Cultura? 8. Por que, Segundo Stirner os homens não deixaram de ser submissos, apenas trocaram de senhor? 9. Explique o que é razão instrumental e cultura de massa. 10. Onde se encontra a cultura de massa e qual é a estratégia dessas empresas?
Respostas
1 - Para Stirner o homem não sabe o que fazer com o seu egoísmo e determina que ele deve assumi-lo, pois somente assim, o indivíduo se tornará dono de si mesmo.
2 - Essa sociedade de acordo com Stirner procura criar um indivíduo com aparência livre, mas que, no fundo, seja escravo da razão, da fé, ou do Estado.
3 - Segundo Stirner nós somos um poço, dessa maneira, ele acredita que não se deve ouvir as vozes da consciência, nem de Deus e da sociedade, sendo que elas escondem os egoístas que lucram com isso.
4 - Para Stirner o egoísmo é a chave para determinar que os indivíduos vivam e realizem seus desejos, pois sendo egoísta, o homem se torna escravo somente de si mesmo e não dos outros.
5 - Os indivíduos fariam bem e ajudariam uns aos outros, sendo assim, não haveria brigas, intrigas, discordâncias e nem lutas.
6 - Os homens criaram, no decorrer da história, maneiras e instrumentos para que pudessem superar e dominar a natureza interna e externa.
7 - A cultura foi produzida para que os homens fugissem da imprevisibilidade, do acaso e para melhorar e aumentar as condições de manutenção da vida.
8 - Os homens buscavam sair dos domínios da natureza, e nessa busca pela libertação acabaram sendo subjugados por outras forças, como o determinismo cultural, sendo assim, foram dominados, servindo a outros senhores.
9 - Razão instrumental para os Frankfurtianos refere-se ao poder de agir sobre natureza e poder modica-la.
Cultura de massa refere-se a ideia de que um determinado tipo de produção cultural industrial existe para satisfazer as necessidades de uma indústria capitalista, para vende-los e propaga-los, servindo assim, a diversos interesses.
10 - Podemos encontra-la em festas populares, músicas, filmes, entre outros.
A estratégia dessas empresas é reproduzir algo que já foi produzido para que se possa alcançar o maior número de consumidores, gerando assim, mais lucro com menos esforço e gasto.
Espero ter ajudado!