3. Analise a charge a seguir e faça o que se pede
a) Identifique o que essa charge critica, ci
tando exemplos recentes para justificar a
mensagem contida nela.
b) De que forma a crítica da charge se aplica
ao Brasil?
c) As suas ações cotidianas promovem o res
peito aos direitos de liberdade, igualdade e
fraternidade? De que forma? Que atitudes
suas podem ser melhoradas para a cons-
trução de uma sociedade mais justa?
Respostas
Resposta:
a)que os politicos pregam isso mas so em suas palestras mas nao ponham em suas açoes
b)a injusta diferença economiCA POR EXEMPLO
c)compartilhando mensagem importantes na internet
Explicação:
A) A charge critica a insuficiência dos conceitos de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, apresentando-os com limitações claras. Um exemplo que é sempre atual é a desigualdade social gerada pela péssima distribuição de renda, mesmo nos países desenvolvidos.
B) No Brasil, a liberdade é provisória porque está condicionada à quantidade de dinheiro que se tem, a igualdade é insignificante porque na prática a divisão de classes sociais é soberana, e a fraternidade é eventual porque os compromissos e alianças frequentemente podem ser atribuídos mais a interesses pessoais do que a um sentimento de união propriamente dito.
C) É possível mencionar boas ações que tenham sido feitas eventualmente, aderindo a costumes que constroem o caráter e a cidadania de quem participa. O exercício do direito ao voto, participações em campanhas beneficentes, trabalhos voluntários e doações em dinheiro também podem ser citadas, pois todos estes fatores contribuem para a construção de uma sociedade mais justa.
Contextualizando historicamente: Liberdade, Igualdade e Fraternidade
Este foi o lema adotado pela Revolução Francesa, fortemente influenciada por ideais iluministas.
As conquistas da Revolução Francesa em termos de reformas de governo, estabelecimento de instituições democráticas e direitos civis foram responsáveis por pautar a ascensão da maioria dos movimentos republicanos por independência a partir do século XVIII.
Consequentemente, a maioria das repúblicas democráticas do mundo ocidental foram influenciadas por estes ideais, ainda que comprometer-se com eles não é garantia de que seja fácil instaurá-los plenamente nas suas respectivas sociedades de maneira soberana.
Saiba mais sobre liberdade, igualdade e fraternidade em https://brainly.com.br/tarefa/18411575
#SPJ2