Respostas
Resposta:
Em tempos de infodemia, com o excesso de informações que circulam nas redes sociais, o desenvolvimento de habilidades midiáticas se torna ainda mais relevante. Os educadores podem aproveitar a abundância de matérias sobre o coronavírus para trabalhar desinformação, refletir sobre ponto de vista, fazer a leitura reflexiva de imagens e ainda interpretar dados. Com sugestões facilmente adaptadas para atividades remotas, confira alguns planos de aula oferecidos pelo programa EducaMídia:
Muito além das fake news
Para entender as nuances da desinformação, o plano explora as causas e consequências da poluição informacional. A proposta é estimular a leitura cuidadosa e reflexiva, além de incentivar o hábito de interrogar a informação ao invés de simplesmente consumi-la.
Entre outras sugestões, o guia também apresenta a atividade de “detetive”, que pode ser realizada remotamente e propõe que os estudantes investiguem informações relacionadas ao coronavírus.
Uma história e muitos ângulos
Com indicações de materiais e sugestões de atividades, o plano traz um guia completo para o professor provocar uma reflexão sobre viés. A proposta é reconhecer um mesmo fato pode ser relatado em diferentes formatos, linguagens e tons diferentes.
A atividade também estimula a compreensão de como história de vida, repertório e crenças pessoais podem interferir na produção da informação.
Leitura reflexiva de imagens
Como interpretar informação a partir de imagens? Essa é a proposta do plano de aula, que pode ser adaptado para trabalhar com fotografias sobre a pandemia do coronavírus.
A atividade busca evidenciar as imagens como textos que fornecem informações que também podem ser interpretadas. A proposta também entender como as nossas experiências prévias impactam na nossa leitura de informações visuais.
Números que contam história
O guia ajuda o professor a trabalhar interpretação de informações a partir de dados, gráficos e infográficos. A proposta é mostrar como os gráficos e estatísticas também podem ser utilizados para informar, persuadir e desinformar.
Além de trazer um roteiro de aula, o guia apresenta uma série de materiais e sugestões de atividades que podem ser realizadas com os alunos.
-
-
Da um Obg pfv!
Resposta:
existem muitas formas de se prevenir contra fake news, a principal é verificar a fonte da notícia, ou seja, quem postou ou está compartilhando ela, se deve também tomar cuidado para não compartilhar coisas que não sejam reais, na dúvida é melhor não compartilhar. Ler todo o artigo é importante para ver se a informação é plausível, também é possível verificar outras notícias do site para se ter uma noção mais ampla. Pesquisar a mesma notícia em outros portais que sejam confiáveis também nos permite ver a veracidade da informação, alguns detalhes como erros gramaticais mostram se quem criou o post tem a formação necessária para criar tal notícia.