Este é o trecho de uma reportagem sobre o consumo de carne. Deveríamos parar de comer carne? Esta reportagem não ensina você a comer. Felizmente, essa ainda é uma decisão pessoal, que depende apenas do seu julgamento sobre o que é certo e o que é errado e – não menos importante – do seu gosto. O que essa matéria faz é tentar ajudar na decisão com o máximo possível de informação insuspeita sobre cada um dos muitos aspectos envolvidos nessa importante decisão. Se você, depois de terminá-la, vai devorar um brócolis ou um cheeseburger, já não é assunto nosso. Só esperamos que, terminado o texto, ao decidir o que comer você saiba o que está fazendo e o que isso implica. Uma característica do gênero reportagem encontrada no trecho é (A) a citação de dados científicos em um texto mais conciso e menos detalhado. (B) o fato ocorrido na véspera ou no dia da edição. (C) a presença do discurso direto e registro de fatos sem juízo de valor. (D) um tema atual não ligado ao fato ocorrido na véspera ou no dia da edição.
Respostas
respondido por:
7
A alternativa correta é a letra C: a presença do discurso direto e registro de fatos sem juízo de valor
O texto apresenta uma reflexão sobre o consumo da carne. A reportagem não apresenta um juízo de valor sobre a atitude de consumidores, apenas apresenta os fatos.
Diz que cada pessoa pode optar por comer carne ou não. A decisão caberá a ela.
A reportagem tem como características a imparcialidade, objetividade, clareza, checagem das informações, linguagem simples e entrevista com todas as partes.
Vale destacar que é papel do repórter checar as informações e as veracidades das mesmas.
Abraços!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás