(UFU 2012) [...] a condição dos homens fora da sociedade civil (condição esta que podemos adequadamente chamar de estado de natureza) nada mais é do que uma simples guerra de todos contra todos na qual todos os homens têm igual direito a todas as coisas; [...]. HOBBES, Thomas. Do Cidadão. Campinas: Martins Fontes, 1992. De acordo com o trecho acima e com o pensamento de Hobbes, assinale a alternativa correta. (a) Segundo Hobbes, o estado de natureza se confunde com o estado de guerra, pois ambos são uma condição original da existência humana. (b) Para Hobbes, o direito dos homens a todas as coisas está desvinculado da guerra de todos contra todos. (c) Segundo Hobbes, é necessário que a condição humana seja analisada sempre como se os homens vivessem em sociedade. (d) Segundo Hobbes, não há vínculo entre o estado de natureza e a sociedade civil.
Respostas
GABARITO: A
RESOLUÇÃO :
Trata-se do conteúdo do pensador contratua- lista Thomas Hobbes, mais especificamente sobre a relação entre o estado de natureza e a guerra de todos contra todos característica deste “momento” da história humana. A al- ternativa (a) mostra claramente esta relação, discorrendo de modo breve e pertinente sobre a sinonímia entre a natureza e a guerra
Thomas Hobbes é crítico do estado de natureza e afirma que o homem deve abdicar da sua liberdade para obter segurança e paz na sociedade (LETRA A).
Thomas Hobbes, filósofo da política moderna, concebe o estado de natureza como sendo uma esfera de guerra de todos contra todos, ou seja, ele é um espaço de luta pela sobrevivência e os homens, embora livres, são egoístas, ambiciosos e não controlam seus impulsos.
A solução, para Hobbes, está na proclamação de um Estado soberano, onde os homens e as mulheres abdicam da sua liberdade, assinam um pacto social e conseguem conviver de forma harmônica, pois o Estado é uma esfera consensual e assegura a segurança e o bem-estar aos indivíduos.
Para que os homens são sejam "os lobos" dos homens e a violência reine nessas relações, o contratualismo é necessário e o Estado acaba sendo detentor de todo o poder para mediar as relações humanas através de leis e normas jurídicas.
Link: brainly.com.br/tarefa/26395379