explique o que é insegurança alimentar, suas consequências e aponte qual é a sua abrangência entre a população mundial
Respostas
Resposta:
Insegurança alimentar é quando o acesso e a disponibilidade de alimentos são escassos. Se uma família não tem acesso regular e permanente à alimentação, em quantidade e qualidade adequadas, ela está em situação de insegurança alimentar.
Cada vez mais pessoas são empurradas a comprar produtos baratos e menos nutritivos. Embora a situação de insegurança alimentar no Brasil tenha diminuído com o auxílio de programas federais, a falta de qualidade do alimento é um problema exponencial, que gera muita preocupação.
A Organização Mundial da Saúde aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. A projeção é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso, e mais de 700 milhões, obesos.
No Brasil, números da pesquisa Vigitel 2014 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) indicam que mais da metade de população está acima do peso (52,5%) e, destes, 17,9% são obesos.
A fome e a obesidade são dois lados da mesma moeda: um sistema alimentar que não funciona e condena milhões de pessoas à má nutrição. De acordo com o relatório O Estado Mundial da Agricultura e da Alimentação 2013, publicado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), 870 milhões de pessoas no mundo passam fome, enquanto 500 milhões têm problemas de obesidade.
Insegurança alimentar é a situação em que as pessoas não têm acessoa a alimentos em quantidade e qualidades adequadas, gerando desnutrição e fome.
Principais causas:
-As guerras e conflitos.
-Desperdício de alimentos.
-Mudanças climaticas.
-Substituição de produtores alimentares para produtores comerciais.
-Entretanto, a principal causa é a desigualdade social e a pobreza.
A abrangência no mundo é que 820,8 milhões de pessoas desnutridas.