• Matéria: História
  • Autor: lelef2006
  • Perguntado 6 anos atrás

Como aconteceu a rendição italiana? E a morte?

Respostas

respondido por: Anônimo
1

Resposta:

 rendição da Itália aos Países Aliados aconteceu em 3 de setembro de 1943, com o armistício assinado pelo general Pietro Badoglio.


lelef2006: obgda!!!
respondido por: Rebecacairesamancio
0

Resposta:

A RENDIÇÃO SECRETA DA ITÁLIA EM 1943 – Parceira da Alemanha nazista, a Itália era muito menos belicosa e nada tinha a ganhar com a guerra. A população italiana, de índole pacífica, era contra a guerra desde o início e muito mais depois da invasão da Sicília, que causou a queda do Ditador Benito Mussolini, deposto em julho de 1943 pelo Grande Conselho Fascista e tornado prisioneiro. Havia todavia um grande problema: como sair da guerra que estava neste momento em pleno curso. Havia consenso na Casa Real e no novo Ministério, chefiado pelo Marechal Pietro Badoglio, Comandante do Exército, que era preciso solicitar um armistício aos Aliados e sair da guerra de imediato, a Itália estava sendo bombardeada diariamente com grande destruição.Badoglio queria sincronizar o anúncio do Armistício com a invasão americana de Salerno que estava programada para 8 de setembro, data do anúncio do armistício, com o que o Rei e Badoglio fugiram para Brindisi em 9 de setembro, na zona já sob controle dos Aliados, para não serem feitos prisioneiros pelos alemães, que dominavam Roma. Os alemães habilmente respeitaram o Vaticano graças ao conselho do decano do corpo diplomático junto a Santa Sé, o Embaixador alemão Diego von Bergen, contra a opinião de  Berlin, que pretendia ocupar o Vaticano, von Bergen mostrou que os prejuízos à imagem da Alemanha seriam imensos e não compensariam ocupação.

Há uma discussão paralela até hoje sobre se os Aliados não puderiam ter entrado em Roma antes dos alemães, porque depois da queda de Mussolini Roma ficou dois meses sem tropa de nenhum dos lados. Os alemães sempre foram melhores improvisadores do que os anglo-americanos, que alegaram não ter planos prontos para ocupar Roma, deixando escapar a oportunidade única de chegar antes e ganhar uma posição muito mais favorável no teatro de guerra na Itália, que foi prolongada inutilmente com a ocupação de Roma pelos alemães.

Explicação:


lelef2006: obgda!!!
Rebecacairesamancio: De nada
Perguntas similares