Avalie as afirmativas que se referem às técnicas do exame do abdome. I. Na inspeção do abdome, o examinador deve avaliar presença de cicatrizes, veias, lesões, contorno abdominal, simetria, pulsações e peristalse. II. A sequência do exame do abdome deve ser: inspeção, palpação, ausculta e percussão. III. Na ausculta abdominal, deve-se estar atento à presença de sopros e de ruídos intestinais, com frequência estimada entre 15 a 50 ruídos por minuto. IV. À percussão, é possível escutar os sons timpânico em regiões onde há presença de gases no aparelho intestinal e o som maciço onde há presença de fezes ou líquidos. V. A palpação superficial do abdome é útil para detectar áreas dolorosas, órgãos e massas superficiais, enquanto a palpação profunda é adequada para delimitação de massas abdominais. VI. O sinal do piparote positivo indica inflamação renal. Está correto apenas o que se afirma em
IV e VI.
I, IV e V.
Respostas
respondido por:
2
As afirmativas corretas em relação às técnicas do exame do abdome são:
I, II e V.
Em relação a frequência dos ruídos intestinais, o minimo esperado é 4 e no máximo 35, e não 15, abaixo de 4 e está ocorrendo alguma hipoatividade, e acima de 35 alguma hiperatividade.
Na percussão também é possível escutar os sons de chapinhar, sub-maciço e o som claro pulmonar, não apenas o som máximo.
O sinal do piparote positivo indica apenas a ocorrência de ascite, que pode ser por problemas renais, hepáticos ou vasculares.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás