O texto traz informações sobre uma das possíveis aplicações de radiação gama utilizada em benefício de uma pessoa. Cirurgia sem sangue Raios gama ajudam a tratar transtornos obsessivo-compulsivos A cirurgia durou cerca de 12 horas. Os preparativos para a cirurgia começaram logo pela manhã, quando os últimos exames de ressonância magnética determinaram a área exata do cérebro a ser atingida. Com o mapa em mãos, os médicos levaram o paciente à sala de operações: era um portador de um sério problema psiquiátrico, o transtorno obsessivo-compulsivo, mais conhecido como TOC, que não era controlado de nenhuma outra forma. O paciente deitou-se na maca de uma câmara de cobalto radioativo, parecida com um aparelho de ressonância magnética, e foi sedado. Já estava dormindo quando lhe colocaram uma redoma de metal que lembra um capacete, com 201 furos milimétricos. Por esses orifícios é que passaram os raios gama vindos do aparelho, em direção a um único ponto do cérebro. A radiação, em intensidades variáveis, eliminou um grupo específico de neurônios envolvidos no problema. O paciente voltou para casa no dia seguinte, sem ter sofrido nenhum corte. [...] BICUDO, Francisco. Cirurgia sem sangue. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2018. A radiação utilizada nesse caso específico apresenta (A) médio poder de penetração, pois não são partículas, mas raios. (B) médio poder de penetração, pois são partículas carregadas negativamente. (C) alto poder de penetração, semelhante à radiação das partículas alfa. (D) alto poder de penetração, pois é uma onda eletromagnética.
Respostas
Resposta:
Acho que é letra A
Explicação:
Pois no título fala que raios gamas ajudam a tratar transtornos obsessivos compulsivos
Resposta:
Alternativa D)Alto poder de penetração,pois é uma onda eletromagnética.
Explicação:
Os raios gama,também chamados de radiação Gama,são um tipo de radiação eletromagnética de alta frequência,que tem alto poder de penetração na matéria e é nocivo a saúde.A radiação gama é produzida,na maioria dos casos,pelo decaimento radioativo de núcleos atômicos instáveis.
Os raios gama são extremamente energéticos e são as ondas com as maiores frequências de todo o espectro eletromagnético (superiores a 1018 Hz). Esse tipo de radiação é empregado na esterilização de ferramentas cirúrgicas, na irradiação de alimentos, em cirurgias complexas e nas observações astronômicas.
Espero ter ajudado bons estudos!!