Algumas genealogias familiares indicam que a hipertricose (presença de pêlos longos na orelha) é determinada por um gene holândrico. Considerando essa afirmação, indique os fenótipos dos seguintes descendentes de um indivíduo com essa caracteristica: a) seus filhos homens; b) os filhos homens de seus filhos; c) os filhos homens de suas filhas
Respostas
Resposta:
A) com hipertricose
B) com hipertricose
C) sem hipertricose
Explicação:
O cromossomo Y possui alguns genes que lhe são exclusivos, na porção encurvada que não é homóloga ao X. Esses genes, também conhecidos como genes holândricos, caracterizam a chamada herança restrita ao sexo. Na herança restrita ao sexo verdadeira: Todo homem afetado é filho de um homem também afetado; todos os seus filhos serão afetados, e as filhas serão normais.
Então em resumo, os filhos homens de homens afetados apresentarão os genes e expressarão a hipertricose devido ao cromossomo Y que possuem. Já as mulheres não terão hipertricose porque só possuem cromossomos X..
Na letra A, o fenótipo dos filhos homens será com Hipertricose porque eles possuirão o cromossomo Y afetado.
Na letra B, os filhos homens de seus filhos também terão o fenótipo com Hipertricose, porque assim como os seu pai, ele também apresentará o cromossomo Y afetado.
Na letra C, os filhos homens de suas filhas não terão Hipertricose porque a mãe deles não apresentará o cromossomo afetado já que possui somente cromossomos X. A filha do homem com Hipertricose não terá este fenótipo e não passará para seus filhos já que doará somente os cromossomos X e não o Y afetado.