⦁ (Prise/UEPA-PA) Como disse, um dia, o teatrólogo e jornalista Nélson Rodrigues, "toda unanimidade é burra". Comprovando isso, também, ao exaltar os feitos do povo português em Os Lusíadas, o poeta Camões mostra que houve oposição à viagem de Vasco da Gama às Índias. Essa oposição foi feita pelo personagem: a) Dom Manuel, rei de Portugal à época da viagem. b) Dom Sebastião, a quem o poeta dedica o poema. c) Inês de Castro, que foi rainha depois de morta. d) O Velho do Restelo, que condena a cobiça dos portugueses. e) Paulo da Gama, irmão do capitão, que recebe o governador da região de Malabar.
Respostas
respondido por:
30
No poema que lemos, a oposição criada por Camões sobre a viagem de Vasco da Gama é feita pelo personagem Velho do Restelo (LETRA D).
O personagem Velho do Restelo foi utilizado por Camões nas estrofes 94 e 104 de Os Lusíadas. O objetivo desse personagem era justamente gerar uma crítica e um pensamento diferente do comum, sobre a viagem feita por Vasco da Gama.
A oposição gerada, é porque o Velho do Rastelo, tem uma posição diferente dos demais navegantes que queriam dominar novas terras. O mesmo era contra conflitos, condenando as guerras geradas para obtenção de terras.
respondido por:
2
Resposta:
alternativa D) O velho do Restelo
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás