A educação implica em uma busca constante de conhecimentos para a formação de sujeitos críticos. Com relação aos surdos, a questão de profissionalização para o mercado de trabalho exige uma mudança de postura nas escolas técnicas e superiores, principalmente com a valorização da Libras (Língua Brasileira de Sinais) em todos os segmentos da sociedade. Descreva como a inclusão do surdo pode ser feito nas escolas técnicas e superiores . (ALGUEM ME AJUDA PFVR)
Respostas
Resposta :
A escola profissional e a instituição de ensino superior têm um papel importante em profissionalizar o surdo que cada vez mais tem buscado seu lugar no mercado de trabalho. Nesse processo, deve-se desenvolver ações que esclareçam, junto às empresas e aos familiares da pessoa com surdez, as verdadeiras capacidades, potencialidades dos sujeitos surdos. O decreto de Libras n° 5.626/2005 garante que a inclusão do surdo deve acontecer desde a Educação Infantil até a Educação Superior, incluindo a contratação do profissional TILSP quando necessário.
Explicação: corrigida pelo AVA
A inclusão do indivíduo com deficiência auditiva pode ser realizada a partir da acessibilidade, e, da promoção de um Atendimento Educacional Especializado, que tem como base o aluno e seu papel na sociedade, o auxiliando em seu desenvolvimento, e, considerando suas limitações, afim de aprimora-las.
Vale notar que o decreto de Libras regido pelo número 5.626/2005 estabelece que a inclusão do indivíduo surdo deve acontecer em todas as bases educacionais, desde a educação básica até o ensino superior.
Por fim, a inclusão deve atuar com o objetivo de complementar ou suplementar a formação dos estudantes por meio da disponibilização de serviços, assim como, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem.
Mais sobre o ensino em LIBRAS:
https://brainly.com.br/tarefa/20304513