O surgimento da bioética coincidiu com o clamor generalizado levantado pelos horrores da Segunda Guerra Mundial, reação que culminou com a Declaração Universal dos Direitos Humanos. O objetivo primordial da bioética se baseia no princípio humanista de afirmar a primazia do ser humano e defender a dignidade e a liberdade inerentes ao mero fato de pertencer à espécie. (Adaptado de: BERGEL, S. Desafios da bioética. Planeta. ano 40, 472.ed., jan. 2012, p.70.) No Brasil, os fluxos migratórios no século XIX e início do século XX marcaram a política de construção de uma “identidade brasileira” que se assentava na ideia de “branqueamento da raça”. Com relação à influência dos processos migratórios desse período na formação populacional brasileira, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir. ( ) As políticas migratórias oficiais, na segunda metade do século XIX, ressaltaram o interesse de preservar a ascendência europeia na composição étnica da população. ( ) As políticas migratórias pautavam-se por um “modelo ideal de trabalhador”, no qual predominava a forma capitalista de produção. ( ) As imigrações europeia e asiática tiveram como propósito a ocupação das vagas ociosas na indústria nascente, diante da ausência de qualificação dos ex-escravos. ( ) A imigração japonesa no Paraná foi favorecida pela fácil adaptação dos japoneses aos costumes ocidentais e por serem habituados ao trabalho com as monoculturas. ( ) O direcionamento dos fluxos migratórios fez com que existisse maior concentração de afrodescendentes nas regiões Sul e Centro-oeste. Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta. 
a)V, V, F, F, F.
b)V, F, V, V, F.
c)V, F, F, F, V.
d)F, V, F, V, V.
e)F, F, V, V, F.
Respostas
Resposta:
a) V,V,F,F,F
Explicação:
Verdadeiro. Os interesses em preservar e desenvolver as características mais desejáveis da ascendência europeia na composição étnica da população brasileira estão presentes nos documentos oficiais responsáveis por regulamentar as imigrações para o Brasil, como aparece no decreto 18-09-1945.
Verdadeiro. O fim do predomínio das relações de trabalho escravo faz emergir as políticas imigrantistas brasileiras, pautadas por um modelo de trabalhador habituado às relações capitalistas de produção, agora necessárias para a inserção do Brasil no contexto da produção econômica internacional e de uma nova forma de acumulação do capital.
Falso. As políticas imigrantistas brasileiras, no contexto tratado na questão, são direcionadas ao trabalho na agricultura.
A incorporação dessa mão de obra na indústria se faz posteriormente, a partir do desenvolvimento mais intensivo da indústria brasileira.
Falso. A imigração japonesa para o Paraná, e mesmo para outros estados brasileiros, foi marcada pela resistência aos costumes e às crenças ocidentais, pela barreira da língua, além de dificuldades com o trabalho nas monoculturas, estrutura produtiva diferenciada da japonesa, e das más condições de alimentação e moradia.
Falso. A concentração da população afrodescendente está associada ao direcionamento dos fluxos migratórios de negros para as regiões Nordeste e Sudeste para atender as necessidades de mão de obra nas monoculturas de cana-de-açúcar e café, respectivamente.
Resposta:
V,V,F,F,F
Explicação:
( V ) Na segunda metade do século XIX, sob a influência do racismo científico, cuja concepção baseia-se na política de eugenia, adotou-se a ideia de branqueamento da população a partir da imigração europeia e japonesa.
( V ) A “política de branqueamento”, base da teoria imigratória no século XIX, defende que só uma população majoritariamente branca seria capaz de imprimir desenvolvimento ao país no contexto do capitalismo.
( F ) A base econômica do país no século XIX e início do século XX era a cafeicultura, ao lado da produção canavieira e da borracha, período caracterizado como “economia de arquipelago”. Dessas atividades, a cafeicultura foi a determinante para a atração dos imigrantes.
( F ) Não ocorreu fácil adaptação dos costumes dos imigrantes japoneses que, habituados à policultura, encontraram uma estrutura fundiária baseada na monocultura.
( F ) O fluxo mais intenso dos imigrantes europeus dirigiu-se às regiões Sul e Sudeste, e o predomínio dos afrodescendentes está nos estados da Bahia e Rio de Janeiro e, portanto, nas regiões Sudeste e Nordeste