500g de etanol, também chamado álcool etílico, é aquecido de -120°C a 30°C. Sabendo que o ponto de fusão −114°C e que o calor sensível é 0,590 cal/g°C o calor latente da fusão é 25 cal/g. Qual a quantidade de calorias necessária para esse processo?
Respostas
Para encontrar a quantidade de calorias totais, devemos partir esse problema em três situações.
1) Aquecimento do Álcool.
- Certamente o Álcool sofrerá uma variação de temperatura, só que essa temperatura não deve fazer com que o álcool passe para estado de fusão de um segundo para outro, pois primeiro ele precisa aquecer para depois fundir, portanto como estamos lidando com aquecimento (variação de temperatura), vamos usar a fórmula do calor sensível, dada por:
A questão nos fornece os seguintes dados:
A variação da temperatura (∆) será dada pela diferença da temperatura inicial desse álcool (-120°) pela a sua temperatura final (-114°). Substituindo os dados:
2) Fusão do Álcool:
- Como trata-se de uma mudança de estado físico, então estaremos tratando de um caso de calor latente, portanto vamos usar a seguinte fórmula:
Os dados são:
Substituindo:
3) Aquecimento do Álcool fundido:
A questão fala que o álcool varia sua temperatura de -120°C á 30°, portanto a partir do estado de fusão, esse álcool começa a elevar a sua temperatura a partir do ponto de fusão (-114°C), já que estamos lidando com aquecimento usaremos do calor sensível.
Temos os seguintes dados:
Substituindo:
Para finalizar, faça a soma de todas as calorias de cada processo.
Espero ter ajudado