O homem é resultado do meio cultural em que foi socializado. Ele é um herdeiro de um longo processo acumulativo, que reflete o conhecimento e a experiência adquiridas pelas numerosas gerações que o antecederam. A manipulação adequada e criativa desse patrimônio cultural permite as inovações e as invenções. Estas não são, pois, o produto da ação isolada de um gênio, mas o resultado do esforço de toda uma comunidade. (LARAIA, 2009, p. 45).
Nesse fragmento de texto, o professor e antropólogo Roque Laraia apresenta a socialização do homem como um elemento cultural. Identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas
( ) A cultura marca a entrada das sociedades “primitivas” no mundo “civilizado”.
( ) O comportamento humano se origina do uso de símbolos e simbologias e, dessa forma, a cultura é apreendida.
( ) O contato com povos e culturas diferentes pode causar alterações significativas na cultura de uma sociedade.
( ) A busca do seio materno por um recém-nascido é um exemplo de que nem todos os instintos são suprimidos pela cultura.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta.
A) V V F V
B) F V V F
C) F F V V
D) F V V V
E) V F F F
Respostas
Resposta:
A alternativa correta é a letra "D".
Explicação:
A primeira resposta é falsa, pois na verdade o conceito de sociedade primitiva vem de uma visão de pensar em que os povos mais "civilizados" seriam superiores e também corretos.
A alternativa D se apresenta como correta. A alternativa 1 é incorreta visto que a cultura marca os diferentes signos, símbolos, valores e linguagem que cada cultura coloca em prática no dia a dia.
Como o olhar para a cultura é observado no dia a dia?
Ao pensar na cultura, podemos abrir margem para uma série de interpretações, que vão desde produções artísticas, até linguagens mais primitivas, como as passadas de geração para geração desde a antiguidade.
Por fim, o contato com diferentes povos causam diferentes alterações significativas na cultura.
Mais sobre a identidade cultural:
https://brainly.com.br/tarefa/17153370