• Matéria: História
  • Autor: stylleiro
  • Perguntado 6 anos atrás


PRECISO PRA ESSA SEMANA POR FAVOR! De maneira mais curta por favor as respostas pois terei que copiar isso para meu estudo e para um trabalho


2 - Sabendo-se que o continente africano passou por processos emancipacionistas que visavam não mais se submeter as ações imperialistas, explique como cada um dos citados abaixo tiveram que lidar com essa questão:

a) Argélia
b) Angola
c) Ruanda
d) Serra Leoa
e) Moçambique
f) África do Sul

3 - Sabendo-se que o continente asiático passou por processos emancipacionistas que visavam não mais se submeter as ações imperialistas, explique como cada um dos citados abaixo tiveram que lidar com essa questão:

a) Indonésia
b) Indochina
c) China
d) Índia

4 - Quem foi, o que defendiam e o quais foram as consequências que os citados abaixo tiveram que enfrentar?

a) Kwame Nkrumah
b) Patrice Lumumba
c) Amílcar Cabral

Respostas

respondido por: gabrielalopes19
7

Resposta:

2. continente africano

A) ARGÉLIA

A FLN (Frente de Libertação Nacional) foi organizada em 1954, e deu início a uma luta armada contra a dominação da França. Somente em 1962 os franceses reconheceram a independência da Argélia. Cerca de 1 milhão de franceses deixaram o país em direção à França. A Argélia passou a ser governada no mesmo ano por Ahmed Bem Bella, representante da Frente de Libertação Nacional, único partido político do país.

B) ANGOLA

Angola foi colonizada por Portugal, sua independência aconteceu somente em 11 de novembro de 1975. Apesar da conquista da autonomia política, essa nação não usufrui de paz, a luta que antes era contra a ocupação portuguesa tornou-se uma guerra civil provocada por divergências políticas.

C) RUANDA

O processo de dominação alemã na região que atualmente corresponde a Ruanda teve início na segunda metade do século XIX. Com a derrota da Alemanha na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a Bélgica assumiu o controle de Ruanda. Entretanto, com o fim da Segunda Guerra Mundial (1945), a Organização das Nações Unidas (ONU) ficou responsável pela administração do país africano. A independência nacional só foi conquistada em 1 de julho de 1962.

D) SERRA LEOA

O processo de independência de Serra Leoa teve início na década de 1960, no entanto, os colonizadores ingleses insistiam em manter sua hegemonia no país. Somente em 1971, após vários golpes de estado, Siaka Stevens, do Congresso de Todos os Povos (APC), proclamou a independência de Serra Leoa.

E) MOÇAMBIQUE

Ex-colônia portuguesa, Moçambique obteve sua independência no dia 25 de junho de 1975. O português é o idioma oficial do país, entretanto, somente 40% da população utiliza essa língua. O país faz parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Apesar de nunca ter sido colônia britânica, Moçambique integra a Comunidade Britânica, grupo formado pelo Reino Unido e suas antigas colônias.

F) ÁFRICA DO SUL

Em 1931, a União tornou-se efetivamente independente do Reino Unido, com a promulgação do Estatuto de Westminster. Em 1934, o Partido Sul-Africano e o Partido Nacional se fundem para formar o Partido Unido, buscando a reconciliação entre os africânderes e os brancos anglófonos. Em 1939, o partido se divide sobre a entrada da União na Segunda Guerra Mundial como uma aliada do Reino Unido, uma decisão que os seguidores do Partido Nacional se opuseram.

3. Ásia

A) INDONÉSIA

a Indonésia conquistou sua independência após a Segunda Guerra Mundial. A história do país desde então tem sido turbulenta, com desafios colocados por catástrofes naturais, corrupção política, movimentos separatistas, processo de democratização e períodos de rápida mudanças econômicas. A nação atual da Indonésia é uma república presidencial unitarista composta por trinta e quatro províncias.

B) INDOCHINA

A derrota amarga em Dien Bien Phu, aliada à pressão popular na França pelo fim da guerra, levou o governo francês a negociar a paz na Conferência de Genebra, em 1954. Os acordos em Genebra decretaram o fim do domínio colonial francês na região e instituíram a independência de Laos, Camboja e Vietnã.

C) CHINA

No ano de 1949, Mao Tsé-Tung (revolucionário chinês que foi líder da Revolução Chinesa), por meio do Partido Comunista, estabeleceu no país a República Popular da China ao fim da Guerra Civil Chinesa. Mao Tsé-Tung governou o país até o ano de seu falecimento, em 1976. Desde 2013, a China é governada por Xi Jinping.

D) INDIA

Em 1947, os ingleses reconheceram a independência indiana. Isso levou, em função das rivalidades religiosas, à criação da União Indiana, governada por Nerhu, e do Partido do Congresso, com maioria hinduísta; e do Paquistão (Ocidental e Oriental) governado por Ali Jinnah, e da Liga Muçulmana com maioria islamita.

Explicação:

espero que ajude em algo, se achar os textos grandes copia somente o que achar mais relevante.

ps: vou dormir agora, amanhã pesquiso os que faltam (questão 4)


gabrielalopes19: A)Kwame Nkrumah foi um líder político africano, um dos fundadores do Pan-Africanismo. Foi primeiro-ministro entre 1957 e 1960 e presidente de Gana de 1960 a 1966. Ajudou a organizar o sexto Congresso Pan-Africano em Manchester, Inglaterra. Depois disso, começou a trabalhar para a descolonização da África. Quando a independência de Gana ocorreu em 1957, Nkrumah foi declarado o Osagyefo (líder vitorioso) e foi empossado como primeiro-ministro.
gabrielalopes19: Como líder do governo, Nkrumah enfrentou muitos desafios: primeiro, para aprender a governar, em segundo lugar, para unificar os quatro territórios da Costa do Ouro, e em terceiro lugar, para ganhar independência de seu país, então soberano ao Reino Unido. Nkrumah foi bem-sucedido em todos os três desafios. Num prazo de seis anos após a sua libertação da prisão, ele se tornou o líder de uma nação independente.
gabrielalopes19: Patrice Lumumba foi um líder anti-colonial e político congolês.
Em sua curta e tumultuada carreira política, ele optou por se alinhar aos valores anti-imperialistas e do pan-africanismo, defendendo consistentemente a solidariedade entre os povos da África para além dos limites de nação, etnia, cultura, classe e gênero, encorajando a a luta não-violenta contra o colonialismo e convocando ao diálogo os países desenvolvidos e em desenvolvimento.
gabrielalopes19: Foi eleito primeiro-ministro eleito de seu país em 1960, mas ocupou o cargo apenas por 12 semanas, pois seu governo foi derrubado por um golpe de estado liderado pelo coronel Joseph Mobutu em meio à crise política do Congo. Ao tentar fugir para o leste do país, Lumumba seria capturado algumas semanas mais tarde. Seu assassinato, que ocorreu em janeiro de 1961, teve participação do governo dos Estados Unidos e da Bélgica, que viam o líder congolês como alinhado à União Soviética.
gabrielalopes19: C) Amilcar Cabral  foi um político, agrônomo e teórico marxista da Guiné-Bissau e de Cabo Verde.
Um dos principais teóricos da luta pela independência de Guiné Bissau e Cabo Verde, então colônias portuguesas, Amílcar Cabral foi assassinado há 47 anos, em 20 de janeiro de 1973.
gabrielalopes19: ESSA É A QUESTÃO 4
gabrielalopes19: A B e C
gabrielalopes19: tive que cortar porque tem limite de letras
stylleiro: obg flor, deus te abençoe
gabrielalopes19: por nada ^^
Perguntas similares