• Matéria: História
  • Autor: Jhomaster
  • Perguntado 6 anos atrás

estabeleça uma relação presente entre o assassinato de Francisco Ferdinando eo começo da primeira guerra mundial​

Respostas

respondido por: igorfent
4

Resposta:

Foi o estopim para o início da guerra

Explicação:

Assassinado o herdeiro do Império Austro-Húngaro junto com a sua esposa, a duquesa Sophie, é considerado o episódio decisivo para o início da Primeira Guerra Mundial. A morte deste importante personagem da política europeia ocorreu em um atentado executado a 28 de junho de 1914, em Sarajevo, atual capital da Bósnia e Herzegovina, e à época, província da Áustria-Hungria.

O atentado foi obra de um ativista sérvio, Gavrilo Princip, membro do grupo "Jovem Bósnia" (que agrupava sérvios, croatas e bósnios). O ato tinha um objetivo político, o de causar o rompimento das províncias eslavas da Áustria-Hungria, para que pudessem ser reunidas em uma Grande Sérvia, ou "Iugoslávia".

respondido por: vp409136
0

Resposta e Explicação:

Apesar de não ser o motivo que explica a deflagração da Primeira Guerra Mundial, o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando é o evento responsável pela ativação das alianças militares já firmadas antes do conflito. Inicialmente, a declaração de guerra da Rússia contra o Império Austro-húngaro foi o primeiro passo para que outras potências europeias se envolvessem no confronto.

Perguntas similares