1. Leia o trecho com atenção e responda ao que se pede. Criada a
moderna rota das especiarias Portugal encontrou realmente especiarias e outros fabulosos tesouros da Índia. [...] Após várias batalhas no mar, na Índia e em muitas partes da Ásia e da África, os portugueses conseguiram controlar o comércio no Oceano Índico. Estava assim criada uma nova rota comercial desde a Europa até as especiarias [...]. Diferente da medieval, era uma rota totalmente marítima, que alcançava a Índia pelo Atlântico. Os portugueses chamaram-na de “Rota do Cabo”, porque passava pelo Cabo da Boa Esperança, no extremo sul da África [...]. AMADO, Janaína; FIGUEIREDO, Luiz Carlos. A magia das especiarias: a busca de especiarias e a expansão marítima. São Paulo: Atual, 1999. p. 21. (Nas ondas da história).
A) O que eram as especiarias?
B) O que era a Rota do Cabo e por que ela tinha esse nome?
C) Quais foram as consequências do controle dessa rota pelos portugueses?
Respostas
Resposta:
A-Especiarias eram temperos e alimentos diferentes dos que tinham na Europa na época, como açúcar, oregano, sal, eles vinham principalmente da Índia através do mar Mediterrâneo, e mais tarde do Brasil, principalmente o açúcar. B-:Era uma rota totalmente marítima,que alcançava a Índia pelo Atlântico. Os portugueses chamaram-na de "Rota do cabo",porque passava pelo Cabo da Boa Esperança,no extremo Sul da África C-A Rota do Cabo é a via marítima entre o Ocidente e o Oriente que passa ao largo do Cabo da Boa Esperança (Cabo das Tormentas), no extremo meridional do continente africano. O estabelecimento da Rota do Cabo resultou da experiência e ciência náutica dos portugueses no Oceano Atlântico.
ESPERO TER AJUDADO
A) As especiarias são produtos comerciais, quase sempre de origem vegetal, que possuem diversas funções ou aplicações.
Na Idade Média, esses produtos comerciais eram raros, o que fazia com que fossem bastante valiosos, já que eram muito úteis. Visto isso, os mercadores iam em busca das especiarias, uma vez que elas possibilitam um considerável lucro.
As especiarias eram diferentes de acordo com cada região. Na África, a especiaria principal era a pimenta vermelha, enquanto na Ásia haviam diversas, como pimenta, gengibre, canela, entre outras.
B) A Rota do Cabo era uma via existente no mar, onde se chegava até a Índia por meio de viagens no Oceano Atlântico. Como no meio do caminho as embarcações passavam pelo Cabo da Boa Esperança, no ponto mais ao sul do continente africano, a via acabou recebendo o nome de "Rota do Cabo".
C) As consequências do controle português sobre a rota foram altíssimos lucros, através do comércio das especiarias.
Leia sobre questão relacionada em:
https://brainly.com.br/tarefa/17494667