Analise as informações do fragmento de texto abaixo: O conceito atual de engenheiro, isto é, uma pessoa diplomada e legalmente habilitada a exercer alguma das múltiplas atividades da engenharia, é relativamente recente, podendo-se dizer que data da segunda metade do Século XVIII. A engenharia moderna nasceu dentro dos exércitos; a descoberta da pólvora e depois o progresso da artilharia, obrigaram a uma completa modificação nas obras de fortificação, que, principalmente a partir do Século XVII, passaram a exigir profissionais habilitados para o seu planejamento e execução. A necessidade de realizar obras que fossem ao mesmo tempo sólidas e econômicas e, também, estradas, pontes e portos para fins militares forçou o surgimento dos oficiais engenheiros e a criação de corpos especializados de AP3 00 5LIPUead*-MT5 Dunas/FANOR ID551681 Língua Portuguesa AVALIAÇÃO: DISCIPLINA: Língua Portuguesa TURMA: CAMPUS/UNIDADE: SALA: 5LIPU engenharia nos exércitos. Tal se deu em França, em 1716, por iniciativa de Vauban, e em Portugal, em 1763, no reinado de D. José I, como parte da reorganização do exército português, promovida pelo Conde de Lipe, contratado para esse fim pelo Marquês de Pombal (TELLES, P. C. História da engenharia no Brasil. Rio de Janeiro: LTC, 1984). Considerando as ideias do texto acima, é correto afirmar que: (1 Ponto) A partir do século XVII, houve a necessidade de profissionais habilitados para o planejamento e execução de obras fortificadas. Foi o Marquês de Pombal, em 1763, que reorganizou o exército português. Os oficiais engenheiros foram contratados para construir estradas e pontes. Foram os engenheiros que descobriram a pólvora e o progresso da artilharia. O conceito atual de engenheiro só foi reconhecido a partir no Século XVII.
Respostas
respondido por:
0
Ao ler o texto, conseguimos identificar que a única alternativa com a opção correta é a LETRA A.
A letra A está correta, pois logo no inicio o texto da questão mostra que no Séc. XVII, passou a serem exigidos profissionais habilitados para obras de fortificação.
A letra B está errada, pois a iniciativa foi de Vauban e não de Marquês de Pombal, para reorganização do exército português. Marquês de Pombal só contratou o mesmo.
Não foram os engenheiros que descobriram a pólvora mais o exército, logo a letra c está errada.
A letra d contém erro, pois o conceito de engenheiro surgiu em XVIII.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás