Um chuveiro elétrico funciona com voltagem de 220V. Se o aquecimento da água for suficiente para torná-la Mais quente, supondo uma vazão constante devemos:
A) Aumentar o comprimento do fio da resistência
B) Diminuir o comprimento do fio da resistência
C) mudar a voltagem para 110 V
D) Aumentar a capacidade do fusível na caixa de entrada
E)Ligar uma segunda resistência em série com aquela existência
Respostas
Resposta:
O aquecimento do chuveiro se dá por efeito joule, dada a dissipação de potência por um resistor ao ser percorrido por uma corrente elétrica . A tensão de alimentação é constante. A potência pode ser calculada por (1). Além disso, pela Lei de Ohm:
Substituindo a corrente na equação (1):
. Portanto, para maior aquecimento precisamos de maior potência e, por isso, a resistência deve ser diminuída. Fisicamente isso é válido pois, a redução da resistência gera aumento na corrente que passa no resistor e, portanto, aumento na potência dissipada.
Aumentar o comprimento do fio gera uma aumento na resistência e, portanto, não é adequado para aumentar o aquecimento. Abaixar o valor de tensão para também irá diminuir a potência, como visto na equação acima (potência depende diretamente do valor da tensão ao quadrado). A capacidade do fusível está relacionada apenas com quesitos de proteção do circuito contra correntes muito altas e, portanto, não surte efeito. Ligar uma resistência em série irá aumentar o valor da resistência equivalente (na associação em série as resistências são somadas).
Para aumentar o aquecimento, o comprimento do fio deve ser diminuído. Pode-se perceber pela equação , na qual é a resistividade (propriedade constante que depende do material do fio) e é a área da seção reta (constante neste problema). O valor de na equação é o comprimento do fio. Logo, diminuir o comprimento leva a uma diminuição da resistência, o que gera uma aumento na potência dissipada e, por consequência, maior aquecimento da água.
Resposta: Letra B