OQUE ACONTECE COM A CELULA HOSPEDEIRA DEPOIS QUE O VIRUS REPLICADOS ROMPEM A MEMBRA E SAO LIBERADOS ?
Respostas
Resposta:
Após a síntese das proteínas e do ácido nucleico viral as partículas virais começam a ser montadas para formar partículas virais maduras. Os vírus não-envelopados podem ser montados no citoplasma ou no núcleo e dependem da lise da célula para sua liberação. Os vírus envelopados adquirem o envelope nas membranas celulares citoplasmáticas, nucleares ou de algumas organelas ou vesículas intracelulares. Nos vírus com envelope ocorre a reunião da cápside e do ácido nucleico, formando o nucleocapsídeo que é, então, circundado pelo envelope em um mecanismo de liberação.
Existem limites para a quantidade de vírus que pode ser acumulada em uma célula infectada. Eles não podem coexistir indefinidamente com as células onde se multiplica: ou a célula morre ou cessa o suprimento de fatores para a continuação da replicação viral. Alguns vírus são liberados por lise da célula, em que a célula se rompe, liberando as partículas virais e outros componentes celulares para o meio. Já entre os vírus envelopados, o nucleocapsídeo associa-se com a superfície interior da membrana plasmática já contendo proteínas virais. Durante a saída da célula, a partícula viral é envelopada por esta membrana, em um processo denominado brotamento.
O processo de brotamento normalmente é feito sem causar danos à membrana celular, embora em alguns casos o grande número de partículas virais sendo liberadas de uma célula já prejudicada pela infecção pode levá-la à lise celular.
Colunista Portal - Educação
por COLUNISTA PORTAL - EDUCAÇÃO
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.